segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Os piores argumentos contra o Teísmo #21 - Vídeo: “O Deus de Deus”


O tipo de lógica ateísta dos últimos tempos tem me impressionado. Não por ser algo bom, mas por ser algo extremamente fraco. Recentemente, uma leitora me enviou esse vídeo intitulado “O Deus de Deus”, onde a maioria das falácias já foram respondidas aqui no blog. De qualquer forma, existem alguns pontos que merecem entrar pra esta série.

Vídeo: “O Deus de Deus”


Antes de começar...


É importante retratar que, não importa qual a intenção do criador do vídeo, esse deus do vídeo não é o Deus em que qualquer teísta creia. Ele é fraco, moralmente falho e criatura. Enfim...

Argumentos já respondidos


Os dois primeiros minutos são o clássico “quem criou o Criador” ou “quem projetou o projetista”. Que já refutados mil e uma vezes por teístas. Aqui no blog você acha resposta desse argumento em pelo menos dois textos:








2:23 – “Algo que Deus não sabe que não sabe”


O anjinho diz “...pode haver algo que você não sabe que não sabe. E você nunca vai poder falar que não há, porque você não teria como saber.”
Se Deus é onisciente, então, jovem gafanhoto, Ele sabe tudo. Logo, é logicamente impossível existir algo que Deus não sabe que não sabe. Se houvesse algo que Ele não sabe que não sabe, Ele saberia esse algo, e esse algo seria conhecido por Ele.
Explicando melhor: Algo que Deus não sabe que não sabe. Se ele sabe tudo, então não tem como esse algo existir. Absurdos lógicos não podem existir. Enfim, a própria frase é meio confusa, mas espero que tenha dado pra entender.

3:21 - “é só esse cara chamado Yahweh, ele era ateu.”


Ah... não? Deus, por definição, deve ser o maior ser possível. Se algo for maior do que Deus, então esse algo maior será Deus. Então, o Deus verdadeiro não pode crer em outro Deus. Mas, isso não o torna ateu. Simplesmente porque Ele sabe que Ele mesmo existe. (Dã)

6:43 – “Eu criei a lógica, logo eu sou capaz que quebrá-la”


Aqui é o deus do deus do vídeo falando. Infelizmente para o autor do vídeo, tal afirmação é... espera um pouquinho... sem lógica! Deus criou a lógica baseado na Sua própria lógica.
A resposta é a mesma do dilema de eutifron: Assim como algo é bom por ser reflexo do caráter de Deus, algo é lógico por ser reflexo da lógica na mente de Deus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário