sexta-feira, 6 de março de 2015

Esteja sempre pronto! - Apologética: O que é? É bíblica? É importante?


A maioria dos Cristãos se concentram apenas em eventos, musica e adoração. Ir no culto e tentar espalhar o evangelho é tudo o que eles precisam. No entanto, especialmente no mundo de hoje, falta algo muito maior do que isso. É preciso entrar no debate intelectualmente para tentar trazer mais pessoas a fé Cristã. Isso é apologética. Não que os cultos e musicas não ajudem, mas é preciso estar pronto para dar a razão de nossa fé, e isso é bíblico!

Esteja sempre pronto!


O que é apologética?

Apesar de o nome lembrar “apologize”, do inglês, a apologética não tem relação nenhuma com se desculpar. Ninguém tem que se desculpar por ser Cristão. Na verdade, vem do grego “Apologia” (se lê “apologuia”) que significa “apresentar uma defesa”.
Há dois tipos de apologética: A Apologética ofensiva, que se trata de dar argumentos para a existência de Deus (não tem nada a ver com ofender), e a Apologética defensiva, que se trata de responder os argumentos ateístas.
Nessas duas áreas, se dividem mais sub-areas, como apologética cientifica, histórica e filosófica.

O que a Bíblia diz?

“Apologia” é usado em:

“Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós” - 1 Pedro 3:15 
 “Tenho-me por feliz, ó rei Agripa, de que perante ti me haja hoje de defender de todas as coisas de que sou acusado pelos judeus” - Atos 26:2 
 “Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado” - 2 Timóteo 4:16

“Dialegomai”, que significa “dar a razão” ou, como foi traduzido, “disputar”, é usado em:

“E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras” - Atos 17:2 
 “De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos, e todos os dias na praça com os que se apresentavam.” - Atos 17:17 
 “E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.” - Atos 18:4 
 “E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do reino de Deus.” - Atos 19:8

“Peithõ”, que significa “persuadir” ou “argumentar persuasivamente”, é usado também em Atos 18:4; 19:8. “Bebaioo”, que significa “confirmar” ou “estabilizar”, é usado em:

“Como tenho por justo sentir isto de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho.” - Filipenses 1:7 
 “Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram” - Hebreus 2:3

Apostolo Paulo nos diz:

“Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.” - 1 Coríntios 14:20

Se avaliarmos de verdade, o próprio Evangelho de Lucas é uma obra de apologética. Lucas entrevista varias testemunhas dos acontecimentos apenas para mostrar a razão de sua nova fé.
Jesus, por onde passava, sempre dava uma razão para mostrar que Ele era o Messias. Sempre que os que iam atrás dele davam algum argumento contra Ele, ele rebatia com sabedoria. Ele ordenou:

“E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.” - Lucas 10:27

A importância da Apologética

Suponha que um ateu venha a você e diga “Eu não acredito em Deus por causa do mal no mundo”. O que irá responder? “Mas, Jesus te ama!”? Ou “Deus trabalha de forma misteriosa”? Isso nunca vai funcionar com alguém que não acredita em Deus. Apenas vai mostrar que nós não temos razão para a fé que temos, e que o ateísmo tem razões para ser crido.
Ou se alguém perguntar “Como pode Jesus ser o único caminho para o céu?” ou “E quanto àqueles que nunca ouviram o evangelho?”.Como responder?
Cristãos tem que engajar nesse tipo de argumentação. Dando as razões para a sua esperança em Deus.
Se alguém vier com a filosofia de Nietzsche, como responder? Ou com algo mais escroto, tipo “O Código da Vinci” ou “Zeitgeist”? Cristãos têm que estar prontos para responder a isso racionalmente, de outra forma o evangelho não chegará a essas pessoas.

Um Exemplo de Apologética

Aqui vai um exemplo de argumento de uma Apologética ofensiva, O Argumento Cosmológico Kalam:

Premissa 1 – Tudo o que começa a existir tem uma causa
Premissa 2 – O universo começou a existir
Conclusão – Portanto, o universo teve uma causa.

Premissa 1 é defendida por experiência pessoal, filosofia e em alguns casos ciência. Premissa 2 pode ser defendida tanto com razões filosóficas quanto por razões cientificas. Já na conclusão, é necessária uma analise das propriedades que essa causa tem que ter, chegando a conclusão de uma Causa Transcendental e Pessoal.

“Mas ninguém vem a Cristo por meio de argumentos!”

O problema com essa afirmação é que mesmo se apenas uma pessoa vier a Cristo por meio de um argumento, isso já vale. Todas as pessoas são preciosas para Cristo. O teólogo J. Gresham Machen, em seu artigo “Christianity and Culture” [Cristianismo e Cultura], escreveu:

“Idéias falsas são o maior obstáculo à aceitação do evangelho. Podemos pregar com todo o fervor de um reformador e ainda assim só conseguir ganhar uma alma aqui e ali, se permitirmos que todo o pensamento coletivo da nação seja controlado por idéias que impedem que o Cristianismo seja visto como nada mais do que uma ilusão inofensiva.”

Estamos em uma época em que a filosofia Cristã cresceu muito e a ciência esta mais aberta para a existência de um Criador e Designer. Estamos na melhor época para que o evangelho seja ouvido intelectualmente, enquanto o ateísmo sofre com falta de argumentos e tem apenas tentativas de respostas aos argumentos Cristãos ou reclamações e brincadeiras sobre religião (*cof cof* Cauê Moura *cof cof* feminazis *cof cof* Pirula *cof cof* PC Siqueira).
O trabalho do Cristão é apresentar as razões de sua esperança de forma respeitosa e amorosa, e deixar que o Espírito Santo trabalhe com o ouvinte.
Alem disso, dizer que “ninguém vem a Cristo por meio de argumentos” não é Bíblico. Como dito acima, tanto Jesus como os Apóstolos usaram a apologética para trazer as pessoas a Cristo: Com Judeus e Pagãos (Atos 17:2-3, 17; 19:8; 28:23-24), falando sobre os milagres e profecias (Atos 2:22-32), usando a natureza para mostrar a existência de um Criador e Designer (Atos 14.17) e usando testemunhas oculares dos eventos para mostrar que Cristo era o Deus revelado (Atos 17.30,31; 1 Corintios 15.3-8). Eu mesmo se tivesse o conhecimento que tenho agora a alguns anos, talvez meu irmão não estivesse tão longe de Cristo como esta agora. 

Fortalecimento do Cristão

Com razões para a fé, o Cristão pode encarar melhor os questionamentos que vier a ter. Dr. William Lane Craig conta como em varias ocasiões, após suas apresentações de apologética, alguns pais vieram a ele dizendo que se ele tivesse feito essa apresentação antes, seus filhos não teriam abandonado a fé. Ele diz:

“Emoções o levam apenas a um certo ponto, e aí você precisará de algo mais substancial. A apologética provê essa sustância. Ao falar em igrejas ao redor do país, eu frequentemente encontro pais que se aproximam de mim após o culto e dizem algo como: 'Se você estivesse aqui há dois ou três anos! Nosso filho (ou filha) tinha perguntas sobre a fé que ninguém conseguia responder, e agora ele perdeu a fé e se afastou do Senhor'.” 
“Parte meu coração encontrar pais assim. Ao viajar, também tenho encontrado outras pessoas que me disseram como elas deixaram de apostatar por ter lido um livro apologético ou visto o vídeo de um debate. No caso delas, a apologética foi um meio pelo qual Deus as fez perseverar na fé. Ora, é claro que a apologética não pode garantir a perseverança, mas pode ajudar e, em alguns casos, pela providência de Deus, ser até necessária. Recentemente eu tive o privilégio de falar na Universidade de Princeton sobre argumentos para a existência de Deus, e após minha preleção eu fui abordado por um jovem que queria falar comigo. Claramente segurando as lágrimas, ele me disse que poucos anos atrás ele vinha lutando com dúvidas e estava prestes a abandonar sua fé. Alguém lhe deu um vídeo de um dos meus debates. Ele disse 'Isso me salvou de perder a fé. Não há como te agradecer o suficiente.'” 
“Eu disse, 'Foi o Senhor quem o salvou de cair.'” 
 'Sim', ele respondeu, 'mas Ele o usou. Não há como agradecer-lhe o suficiente'” [1]

Conclusão

Sim, a apologética é bíblica e de extrema importância. Especialmente nos dias de hoje. Não apenas é algo ordenado pela Bíblia, para a conversão de descrentes, como também pode ser algo que fortalece a fé do individuo. As armas do Cristão de verdade são o amor e a razão.

Fontes

[1] – Reasonable Faith, “Quem precisa de apologética cristã?”, http://www.reasonablefaith.org/portuguese/quem-precisa-de-apologetica-crista

Nenhum comentário:

Postar um comentário