quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Sobre o Blog

Proposito

O Blog foi criado por este que vos fala (Felipe) para mostrar uma Apologética Cristã confiável., apresentando relações entre ciência, filosofia e teologia. Tentar responder a argumentos naturalistas e apresentar argumentos teístas e defender os que eu conheço melhor.

Sobre Yo

Eu sou formado em Design Gráfico e estudante de teatro. Sou meio "nerd" e gosto de "rock dus bão".

Criação

Acredito que Deus criou e/ou sustem o Universo. E então ajustou as constantes do Universo em um ajuste perfeito para o eventual aparecimento de vida. 

Visão sobre a criação humana

Sou um Criacionista Progressivo. Acredito que Deus criou as especies aos poucos, de tempo em tempo. Nessa visão, pode-se acreditar na evolução ou não. Depende de como você encara a evidencia para um ancestral comum. (No meu caso, não.)
Defendo o Teismo Evolucionista/Criacionismo Evolucionário e acho que essa visão é perfeitamente compatível com Gênesis. E acho uma extrema burrice Cristãos discutirem entre si sobre qual visão Criacionista é a certa (Terra Jovem vs Terra Antiga vs Evolução). Acho que se você disser pra um naturalista que ele tem que aceitar que a Terra e/ou o Universo tem 6.000 anos, vai ser bem difícil ele se converter.
Não vejo nada na Bíblia que diga a idade da Terra ou do Universo. (Eu também argumentaria que Ken Ham idolatra mais Gênesis do que crê em Cristo.)

Por que chamar de "naturalistas"?

Eu chamo Ateus de Naturalistas porque acho que o nome "ateu" ficou sujo graças aos "jenius" da internet. Os seguidores de Dawkins mancharam os nomes de ateus como David Hume, Nietzsche, Quine, etc. 

Revelação

Deus se revelou através da Bíblia e da natureza. Eu acredito que a mensagem da Bíblia seja infalível, mas não que ela seja pra ser lida toda literalmente. (Dragões de sete cabeças... não =P) E a natureza nos mostra a criação de Deus.

6 comentários:

  1. Olá, Felipe! Descobri o seu blog hoje e achei fantástico. Eu gosto muito de estudar sobre argumentos cristãos e ateístas. Você poderia me recomendar uns 10 livros (não foi exagero) em português e inglês para que eu posso estudar mais a fundo?
    Fico no aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De uma lida nesses posts http://olharunificado.blogspot.com.br/search/label/Livros
      :)

      Excluir
  2. Obrigado felipe , pelos textos , me diz o que pensas sobre a teoria da terra plana ? Penso que descobri algo sobre de verdadeiro sobre a duração dos dias da criação em gênesis que eu não sei quanto é mas sei o quanto não é ; ié , não são dias literais de 24 horas , já que o que marca os dias meses e anos só foi criado no quarto dia da criação com os 2 grandes luminares ,um pra presidir o dia - o sol e o outro pra presidir a noite ,logo os sete dias da criação em gênesis não são sete dias de 24 horas de duração cada um.

    ResponderExcluir
  3. Olha só entendi este aspecto do tempo em gênesis porque li um texto de santo agostinho e não entendi como correta sua interpretação do texto em gênesis apenas porque ele tenha sido o grande santo agostinho já que até sábios como ele podem ter pontos de vista divergentes com outros sábios que praticam a mesma doutrina e tem a mesma fé em assuntos teológicos como o do inferno por exemplo , é claro é um tema difícil , apenas digo que neste ponto da questão do tempo em gênesis ele fala com propriedade ,não dando margem a um erro de exegese bíblica .Além do mais o numero sete ( 7 ) é ademais um numero místico em gênesis e transcende até mesmo todos os textos da bíblia do inicio a fim dela e vemos este numero , podendo dar características atemporais do tempo ( inicio em gênesis ) como tbm em apocalipse aparece os elementos da temporalidade características da história mesma , Exemplo as 7 igrejas do apocalipse , você pode pega-las e inseri-las num contexto histórico de eras ou períodos históricos ( obs: - não é a única interpretação possível das sete igrejas a que faço aqui - a das eras ) assim se obtem um caracter mensurável do tempo ,sem coloca-lo ente duas vertiginosas realidades a atemporal e a temporal.

    ResponderExcluir
  4. muito bom !!!! fiquei feliz em encontrar seu blog....

    ResponderExcluir