domingo, 8 de janeiro de 2017

Algumas inquietações em: A Metamorfose



Por Caio Peclat da Silva Paula


Algumas inquietações em: A Metamorfose


Recentemente li um grande clássico da literatura mundial, a saber, A Metamorfose, escrito pelo existencialista tcheco Franz Kafka. E como acontece em todo clássico, vários questionamentos são levantados e no momento da leitura você tem a impressão de que o autor entende mais sobre você do que você mesmo. É pensando em compartilhar alguns questionamentos que o livro propõe que eu escrevo este texto. Mas antes de o fazermos, sugiro a leitura da obra, que, aliás, é bem curta, ou se você preferir, deixo aqui o link de um filme que foi baseado no referido livro:  ( https://youtu.be/94mfxO9IU9Y ).                                                                                                                                                                                                                                                                      
1-      No início da obra o personagem principal (Gregor) se dá conta que está no corpo de um inseto. E para o leitor o choque é muito grande, pois na noite anterior Gregor ainda era homem. Mas Kafka (o autor) detalha com precisão os pensamentos de Gregor, que somente após várias páginas se preocupa com a sua condição monstruosa de inseto. O personagem ocupa seus pensamentos com o seu trabalho, com a família, com a condição financeira, mas a pergunta mais importante ele não faz: “Como me transformei em um inseto?”. Não há espanto algum pela sua condição (nas primeiras páginas). Mas o que Kafka queria dizer com isto?

Minha resposta é: Estamos muito ocupados com nossas carreiras acadêmicas, com a nossa vida profissional, com os nossos relacionamentos e não respondemos as perguntas mais básicas da humanidade. Não sabemos quem somos, mas queremos saber quem vai ser campeão do campeonato brasileiro de futebol neste ano. Como disse Nietzsche: “Nós, homens do conhecimento, não nos conhecemos, de nós mesmos somos desconhecidos”. Se você ainda não notou, estou dizendo que não nos atentamos às perguntas mais básicas e necessárias à humanidade. Enquanto nos preocupamos em ganhar mais dinheiro, não temos olhos para enxergar a nossa condição - que tal como a de Gregor, também é monstruosa- onde somos escravos de um sistema de acúmulo de riquezas, estamos gastando tempo, saúde e forças para conseguir um centavo a mais e não nos damos conta disto.

2-      Existe um detalhe neste início que não deve ser esquecido, e este é o fato da metamorfose, ou seja, o que gerou a transformação em Gregor. Note que existe uma força superior a todos os personagens, algo que determina a vida, algo que ninguém consegue vencer. Esta força determina que o personagem (Gregor) passe o restante de sua vida metamorfoseado em um inseto. O sentimento que melhor definiria o sujeito nesta situação é a impotência. O sentimento de não poder fazer mais nada que possa mudar o seu destino, a consciência atual de sua finitude. É precisamente este sentimento que todos aqueles que se apercebem como insetos – como escravos de um sistema – sentem. Pois o sistema econômico, a natureza humana, ou até mesmo os nossos desejos mais primitivos, são muito mais fortes do que um inseto que possui consciência de que é inseto. No livro, nenhuma atitude que Gregor toma é suficiente para lutar contra seu destino. O personagem agora possui uma única alternativa, a de ser espectador de sua própria queda. Para o autor, uma pequena diferença existe entre aquele que possui consciência da sua condição e aquele que não a possui: aquele que se percebe como inseto sabe do seu fim, já conhece o trágico final da história e assiste – novamente, assim como Gregor- ao “espetáculo do absurdo”. Pode parecer um tanto pessimista esta ideia, mas não há como lutar contra esta força. Na escrita do autor: “Esperança há muitas, mas não para nós“.
3-      Se você ler este célebre clássico, perceberá que Gregor sustentava a si mesmo e a sua família com o emprego que possuía antes da transformação. Já depois da mesma, o personagem não está em condições de exercer sua função e é a sua própria família que o alimenta e mantém vivo. Mas nesta condição o monstruoso inseto não participa de decisões na família e nem ao menos tem comunhão com a mesma. Ele é limitado, pela força superior, a viver preso em seu quarto e em todas as tentativas de sair de seu quarto o contato da família ou de outras pessoas foi sempre uma má ideia, Gregor sempre foi culpado e no final do livro isto fica (mais que transparente, fica) cristalino. O filho da família Samsa se vê como espectador, pois as forças superiores deram o poder aos seus familiares.

Lembro-me de um autor que dizia: “Já parou para pensar que o destino da humanidade está sempre na mão de poucos homens?”. Esta é a ideia que Kafka denuncia neste ponto de sua obra. Aqueles que pareciam fracos agora estão no poder, e por outro lado, Gregor - que representa a humanidade – assiste o espetáculo. Para falar de outra forma, posso afirmar que: “Poucos viverão, alguns outros, se lutarem muito, minimamente existirão”. E se você não percebeu, somente quando contribuímos para o sistema, nós existimos. Gregor só de fato existia quando bancava a família. Alguns acreditam que esta é uma crítica ao sistema capitalista, outros podem crer que diz respeito à natureza humana, entretanto, não acredite que o problema está fora do homem, devemos nos incluir, pois também somos parte do que há de errado com o mundo, seja lá o que isso tudo signifique!
 OBS: Este texto tenta expressar o pensamento de Kafka, o que foi dito aqui não passa de interpretação do referido autor. Não posso dizer que este também é o meu pensamento. O objetivo deste texto é informar, e não expressar a opinião dos escritores do blog.

Caio Peclat da Silva Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário