terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

A Igreja Primitiva ensinava a Reencarnação?


Uma lenda popular do facebook é a de que a igreja primitiva ensinou a doutrina da reencarnação até o século VI d.C., onde oficialmente negada no Concilio de Constantinopla.
Veremos como, além disso ser falso, as citações citadas pelos reencarnacionistas dos pais da Igreja estão totalmente fora de contexto.

A Igreja Primitiva ensinava a Reencarnação?


Carpócrates e a heresia gnóstica



No segundo século, Carpócrates ensinou tal heresia em uma pequena seita sob influencias gnósticas. Arland Hultgren e Stgeven Haggmark dizem:

“Carpócrates (segundo século d.C.) foi um professor gnóstico em sua cidade natal de Alexandria, Egito, no meio do segundo século. Ele fundou uma escola e seus seguidores eram chamados de Carpocratianos. Ele ensinou que o mundo fora criado por intermediários (anjos) que foram criador pelo Pai. Alem disso, ele e seus seguidores ensinavam que Jesus não era o filho de José (e Maria) e foi distinto do resto da humanidade apenas na pureza de sua alma. Mas, a distinção entre Cristo e os Gnosticos se tornou embaçada  nesse sistema, pois os Gnosticos podiam se tornar como Jesus. De fato, alguns Carpocratianos acreditavam que eles eram até mesmo ‘mais fortes’ do que Jesus, e ainda outros diziam ser superiores a seus discípulos, incluindo Pedro e Paulo. Entre outras coidas, os Carpocratianos também ensinadam a transmigração de almas e a ética libertina. O segmento parece ter deixado de existir em algum momento no quarto século d.C.” [The Earliest Christian Heretics: Readings from their Opponents, eds. Arland Hultgren and Stgeven Haggmark, p. 49]

Os Pais da Igreja combateram essa heresia


Entre Irineu, Clemente de Alexandria, Hipólito, Eusébio e Epifânio, dois deles mencionam a doutrina da “transmigração de alma”, e dois descrevem a reencarnação. Irineu em sua obra “Against Heresies” [Contra Heresias] (1.25.1-6, escrita em 190 d.C.) e Hipólito em Refutation of All Heresies [Refutação de todas as heresias] (7.20, 230 d.C.).

Textos fora de contexto... ou falsos.


Normalmente eles citam Justino Martyr (100-165 d.C.), em seu Dialogo com Trypho, dizendo que ele ensinou a reencarnação. Porem, no capitulo final ele conclui:

“Portanto, almas não veem a Deus e nem transmigram para outros corpos; pois eles iriam saber que eles são punidos, e eles teriam medo de cometer até mesmo o pecado mais trivial depois. Mas, que eles podem perceber que Deus existe, e que justiça e piedade são honoráveis, eu também concordo com você” ele disse

“Você esta certo” respondi

Clemente de Alexandria (155-220 d.C.) também é citado por reincarnacionistas, quando ele diz em um de seus textos que “antes da fundação do mundo...”. Porem, no máximo o que ele diz é que nós existíamos antes como almas (não que isso seja verdade). Mas nada no texto diz que nós reencarnamos. Ele diz que nós “pre-existiamos nos olhos de Deus”, claramente fazendo referencia a nós como “ideias” na mente de Deus ainda:

“Mas, antes da fundação do mundo éramos nós, aqueles, pois, destinados a ser n’Ele, preexistindo nos olhos de Deus antes, - nós as criaturas racionais da Palavra de Deus, em que nós datamos desde o principio; pois ‘no principio era o verbo.’”

Origen (185-254 d.C.) é um dos mais citados pelos reencarnacionistas. E eles podem citar certos textos como quando ele diz: “É mais provável, portanto, que esta alma também, que conferiu mais benefícios de sua [antiga] residência na carne...”
Mas, no mesmo paragrafo, na frase anterior, ele diz que “essa é a opinião de Pitagoras, Platão e Empédocles”. Outro ponto que ele esta comentando no texto, baseando-se no contexto original é a encarnação de Jesus na virgem Maria, que era alvo de especulações dos primeiros judeus.

A reencarnação é algo encontrado na Bíblia?


Obviamente que não. Jesus ensinou a ressurreição dos mortos no fim dos tempos, em um corpo novo. Agora, se você tiver a ideia pre-concebida de reencarnação na cabeça, você pode tentar encaixa-la nas escrituras, mas isso é eisegese do pior tipo. De fato, nenhum estudioso do Novo Testamento vai aceitar que Jesus ensinou tal heresia.
Existe um principio de interpretação bíblica que diz: Se existem textos que podem ser interpretados de duas ou mais formas, eles devem ser interpretados de acordo com um texto que fale do mesmo assunto mas que só pode ser interpretado de uma forma. Com isso em mente...

E, como aos homens [anthrophos] está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo. - Hebreus 9:27

Sabemos que a Bíblia não foi alterada por causa do enorme numero de cópias que existem. Com mais de 5000 cópias datadas dos primeiros séculos, historiadores tem uma reconstrução fiel do original. Então, dizer que foi alterado é meramente especulativo e que não esta de acordo com a evidência.

Conclusão


A Bíblia claramente nega a reencarnação e os pais da Igreja não ensinaram essa heresia. A reencarnação não é compatível com o Cristianismo, pois se nós nos aperfeiçoamos a cada “vida nova”, a necessidade de Cristo como Salvador some completamente. Vou falar mais sobre o tema, refutando interpretações errôneas de alguns textos bíblicos que “supostamente” ensinam a reencarnação.

Fontes


Christian Think Tank, “Good question...did the early Church believe in Reincarnation?”, online em http://christianthinktank.com/qreinkr.html (acesso 2 de fevereiro de 2016)

Joseph P. Gudel, Robert M. Bowman, Jr., e Dan R. Schlesinger, “REINCARNATION- Did The Church Suppress It?”, online em http://www.issuesetcarchive.org/issues_site/resource/archives/gudel.htm (acesso 2 de fevereiro de 2016)

2 comentários:

  1. Sei que não tem nada a ver com o assunto mais você ficou sabendo que o Blogger vai acabar?

    ResponderExcluir
  2. Sei que não tem nada a ver com o assunto mais você ficou sabendo que o Blogger vai acabar?

    ResponderExcluir