terça-feira, 29 de dezembro de 2015

O que a Bíblia fala sobre videntes? (E essas coisas...)


Existe essa questão: O que a Bíblia diz sobre videntes? Possessão? Adivinhos? E todas essas coisas que nós vemos em novelas, em filmes e “a amiga da tia conto que funfa”. No texto de hoje, vamos ver o que a Bíblia diz sobre o assunto.

O que a Bíblia fala sobre videntes? (E essas coisas...)


Condenação do Antigo Testamento


A Bíblia claramente condena atos como possessão de “espíritos”. Vejamos Levítico e Deuteronômio:

Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.
Levítico 19:31

A Bíblia de Estudos MacArthur comenta esse versículo dizendo: “Necromantes [encantadores] são pessoas que, tomadas por demônios, agem como ‘intermediários’ para supostamente contatar/comunicar-se com os espíritos dos mortos. [...] (20:6) ‘Feiticeiros’ se refere a demônios” [Bíblia de Estudo MacArthur, Comentário a Levítico 19:31 e 20:6, pp. 170-171]

Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles.
Levítico 20:27

Matt Stick segue esse versículo comentando que “[e]sse tratamento duro no Antigo Testamento era colocado porque médiuns estavam, no fim das contas, em contato com espíritos demoníacos e sendo enganados.” [CARM, “Medium” (acesso 28 de dezembro de 2015)]

Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.
Deuteronômio 18:10-12

Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?
Isaías 8:19

O que Paulo disse


Paulo disse que esses espíritos que possuem as pessoas são demônios:

E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.
2 Coríntios 11:14,15

De fato, no livro de atos vemos uma pessoa que vê a sorte, até que Paulo expulse dela o espírito maligno que estava no corpo dela:

E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.
Atos 16:16-18

Stick diz:

“...pessoas normalmente tentam contatar espíritos, o que pode incluir aqueles que já morreram. O contato é feito por varias razões: Para aprender sobre o futuro, para influenciar os eventos do futuro, e para ganhar conhecimento. Médiuns são usados nessa tentativa de contato. [...] É claro, a Bíblia nos ensina que existe um mundo espiritual que é composto por forças angelicais e demoníacas. Somos proibidos pelas Escrituras de praticar o espiritismo porque abre caminho no individuo para a opressão demoníaca.” [CARM, “What is spiritism?” (acesso 28 de dezembro de 2015)]

O capiroto sempre vai tentar aparecer como algo bom e/ou prazeroso. Por isso é muito “bom” poder ver o futuro, ou falar com familiares que já partiram.
Veja como ele tentou seduzir Jesus em Mateus 4:

Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.
Mateus 4:1-11

Apocalipse também nos alerta contra as “falcatruas” do diabo:

E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.
E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia.
E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta.
Apocalipse 13:3;14,15

E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração.
E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres.
Apocalipse 17:6,7

 Mas “sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pedro 5:8)

Você confia em Deus? Ou prefere confiar em um humano que supostamente tem um espírito no corpo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário