terça-feira, 17 de novembro de 2015

Respondendo Comentários #6 - Os Dez Mandamentos e o Protestantismo


E... aqui vamos nós... O leitor (e pastor Adventista) A. G. Brito comentou no meu texto “A Lei do Sábado ainda é exigida aos Cristãos?”:

Os cristãos protestantes/evangélicos SEMPRE ensinaram que o sábado é preceito MORAL, derivado na criação do mundo. Daí, precisam convencer luteranos, presbiterianos, batistas, metodistas, congregaconais a alterarem seus documento oficiais de SÉCULOS que ensinam isso, como a Confissão de Fé de Westminster, de 1647, a Confissão de Fé Batista de 1689, Os 39 Artigos de Religião anglicanos (art. 7--admitindo a divisão de Lei Moral/Lei cerimonial), os 25 Artigos de Religião Metodistas (art. 6-idem do 7 do documento anglicano).
E eruditos dessas Igrejas ao longo dos séculos, como o metodista Adam Clarke, o presbiteriano Albert Barnes, os batistas Jamieson, Fausset e Brown, mais recentemente Billy Graham e tantos, o pastor reformado e conferencista Heber Campos Jr., todos eles confirmam: os mandamentos da Lei Moral de Deus são DEZ (e não NOVE). A "Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal' da CPAD diz claramente:

"“Será que as leis de Deus observadas pelos israelitas servem para os cristãos? As leis foram designadas para guiar todas as pessoas a um estilo de vida saudável, justo e voltado para Deus. Seu propósito é apontar o pecado e mostrar a maneira correta de lidar com ele. OS DEZ MANDAMENTOS SE APLICAM HOJE ASSIM COMO SE APLICAVAM HÁ TRÊS MIL ANOS, POIS PROCLAMAM UM ESTILO DE VIDA ESTABELECIDO POR DEUS. SÃO A PERFEITA EXPRESSÃO DA PESSOA DE DEUS E COMO ELE DESEJA COMO O POVO VIVA”. – “Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal” (CPAD—Casa Publicadora das Assembléias de Deus), pág. 237 (destaque meu).

Quanto às falsas alegações acima, o de que Ellen White declarou que a salvação depende da guarda do sábado é MENTIROSA, descontextualizada, como demonstramos documentadamente num proveitoso debate que tivemos com um pastor batista, no seu blog, como podem ver por este endereço:
Ah sim, e para verem qual é a Igreja que conserva, em pelo menos CINCO pontos doutrinários importantíssimos, o que constitui o mais legítimo entendimento protestante/evangélico de temas polêmicos no evangelicalismo moderno, vejam como é neste vídeo apresentada a questão:
(o vídeo apresenta pequenos problemas de som nos primeiros minutos, mas permite perfeitamente que se acompanhe a questão até o fim):

Comentemos por partes.

Os Dez Mandamentos e o Protestantismo


Lei Moral


“Os cristãos protestantes/evangélicos SEMPRE ensinaram que o sábado é preceito MORAL...”

Podemos parar a primeira parte aqui direto. Isso, além de ser um red herring (já que nenhum dos meus argumentos foi respondidos), é completamente irrelevante pra questão. A verdade é a verdade mesmo que as pessoas estejam ensinando a mentira a séculos. (Um adventista jamais vai poder negar isso, já que a madame White trouxe varias “coisas novas” por ai alegando que os católicos e protestantes estavam errados.)
Em todo caso, nós vemos aqui os perigos de quem não entende o Sola Scriptura: Protestantes não precisam, necessariamente, seguir os ensinamentos dos primeiros protestantes. Como disse um amigo meu, "esses documentos são importantes sim, mas se uma exegese mais detalhada vai contra algum de seus pontos, o que você faz? Segue o que a Bíblia diz."
Eu vou a uma Igreja Presbiteriana, mas eu não sou Calvinista, sou um Molinista. (E vejo amigos falando "o que é isso?" e querendo contra-argumentar, mas enfim. É o que me parece mais lógico.) Então, não é por que você vai a uma determinada Igreja que você deve seguir um determinado ensinamento. Não fugindo das doutrinas essenciais do Cristianismo (o que C. S. Lewis chamou de Cristianismo Puro e Simples), algumas doutrinas "menos importantes" podem ser debatidas.
Pelo bem do argumento vamos ver o que ele comenta a seguir:

Daí, precisam convencer luteranos, presbiterianos, batistas, metodistas, congregaconais a alterarem seus documento oficiais de SÉCULOS que ensinam isso, como a Confissão de Fé de Westminster, de 1647, a Confissão de Fé Batista de 1689, Os 39 Artigos de Religião anglicanos (art. 7--admitindo a divisão de Lei Moral/Lei cerimonial), os 25 Artigos de Religião Metodistas (art. 6-idem do 7 do documento anglicano).

Se quer falar de mudança de documento, então eu sugiro dar uma olhada no Great Controversy de 1850 e o atual. Pode surpreende-lo. (O site Truth or Fables tem uma serie de exemplos.)

Salvação por obras ou graça?


Quanto às falsas alegações acima, o de que Ellen White declarou que a salvação depende da guarda do sábado é MENTIROSA, descontextualizada, como demonstramos documentadamente num proveitoso debate que tivemos com um pastor batista, no seu blog, como podem ver por este endereço:



Ele cita ele mesmo em um debate mostrando que a Ellen White nunca ensinou salvação por obras, mostrando outros textos dela. Porem, é meio que irrelevante mostrar outros textos isolados e ignorar completamente meu ponto naquele.
No tempo em que eu estive na IASD, eu vi pessoas comemorando por outras terem descoberto o sábado, mesmo já sendo cristãs. E outra coisa, meu argumento ali não era o de que Ellen White disse que precisamos guardar o sábado sempre para sermos salvos, mas sim que quem não guardar no fim dos tempos receberá a marca da besta. Isso significa que, ao menos no fim dos tempos, fé em Cristo não será o bastante e alguma obra terá que ser feita. Então, durante o apocalipse, obras serão necessárias pra salvação (de acordo com Ellen White).

Conclusão


No vídeo que ele passou ele simplesmente esta falando o que falou acima, então é meio que irrelevante. (Ele fala do Scofield como "não tendo treino teológico", mas garanto que ele manjava mais do que Ellen White (até eu manjo mais que essa doida).)
O ponto importante aqui é: Você não pode refutar um argumento com distrações nada a ver. O que eu apresentei foram:
- Evidencias históricas
- Evidencias bíblicas
- Evidencias filosóficas

O que ele apresentou: Citou documentos de protestantes famosos. Isso é irrelevante na busca pela verdade.

Um comentário: