quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Respondendo Comentários #5 - Sobre Criação de Terra Antiga


O leitor Raul Sjlender Monson fez uma serie de comentários nos textos sobre Tarde e Manhã, Êxodo 20:11 e Evidências de “dias” longos. A seguir, responderei.

Sobre Criação de Terra Antiga


Tarde e Manhã


"tarde" e "manhã" me sugerem quase que inevitavelmente que foram dias de 24 horas. Quanto ao Sétimo Dia não ter acabado, usando como base Hebreus 4:1-11, visto que está sendo feita uma comparação da vida espiritual do cristão com o descanso de Deus, e apenas os que viveram para Cristo entram nesse descanso.

Resposta


Como apontado nesse outro texto, não esta escrito “e houve a tarde e houve a manhã”, mas sim “e passou-se uma tarde e passou-se uma manhã”. O autor de Gênesis não diz que essa tarde e manhã são especificas do mesmo dia. Então, podem ser de dias completamente distintos, marcando apenas o inicio e o fim de um período de trabalho.
Esse detalhe pode parecer insignificante para o leitor brasileiro, mas é bem significativo o fato do autor de Gênesis não ter especificado qual tarde e qual manhã eram. Alem disso, a única outra vez em que essa formula de vayhiy (“e houve”) é usada duas vezes seguidas indica acontecimentos de mudança temporal. Quer dizer, um acontecimento em um tempo e outro acontecimento em outro. (Rute 1:1)
Alem disso, no próprio texto eu dei exemplos de “tarde” e “manhã” que não são usados literalmente. Até mesmo em uma narrativa histórica palavras podem ser usadas metaforicamente.
“Nunca entrarão no meu descanso”. Quando é o descanso de Deus? Agora, como diz Gênesis um, ou no futuro? Se for no futuro, então deve admitir que estamos no sexto dia e Gênesis um conta a história inteira da humanidade (não muito relacionado, mas Santo Agostinho acreditava que Deus havia criado toda a história do universo de uma só vez). Se for agora, deve admitir que estamos no sétimo ou no oitavo (já que no primeiro dia da semana, Deus não faz nem cria nada, apenas separa.)

Êxodo 20:11


Se foram dias, então foram... dias.

Resposta


De acordo com a tradução em português, sim. Leia em hebraico e verá que esta escrito “pois seis yoms criou Deus os céus, a terra e...” Então, minha interpretação é completamente compatível com o texto.

Evidências para “dias” longos


Sobre o Terceiro Dia:
- Será mesmo que não há tempo? A Criação foi um evento miraculoso, não algo que pode ser reduzido a termos completamente naturais. E como está ali dito, Ele mandou a produção acontecer e aconteceu pela Sua vontade.

Sexto Dia:
- Não diga que Adão falava Hebraico... e outra coisa é que ele foi criado perfeito, e isso significa que muito provavelmente tinha capacidades superiores à nossa. E não é necessária toda essa paciência para nomear um animal (hoje sim, mas aquela foi a primeira vez!).

Sétimo Dia:
- Foi o fim do período Criativo, então obviamente não há uma continuação ("houve tarde e houve manhã").

Resposta


Terceiro dia: Aconteceu pela vontade de Deus, de fato. Mas Deus disse “que a terra produza” e “a terra produziu”. O "e assim foi" no final indica algo que não foi completado imeditamente. Qualquer cristão crê que Deus esta no controle da natureza. Deus age por ela. Deus ordenar que a terra produza, e ela produzir, é um ato dele assim como é hoje: Algo que leva dias, semanas e meses.

Sexto dia: Eu não disse que Adão falava hebraico (apesar de crer que sim). A palavra que ele usa (“happa’am”) é a que o autor escolheu para mostrar, em sua narrativa, algo que se igualasse ao que Adão falou. Essa palavra só é usada após um longo período de tempo.
Não existe evidencia bíblica alguma de que Adão fosse “perfeito” ou com “super poderes” pra nomear os animais fácil e rápido. Adão não poderia ser perfeito, se não seria Deus.
Já que Cristo é chamado de “Segundo Adão”, podemos tentar especular. Jesus era fisicamente e mentalmente igual aos seres humanos. Até mesmo seus milagres são feitos pacientemente. E eles são feitos graças a sua Natureza Divina, algo que Adão não possuía.
Eu não imagino alguém novo no mundo, tendo que nomear coisas que nunca viu na vida, simplesmente olhar e falar “ah, leão, obvio.”
De fato, dos seis “dias” de trabalho de Gênesis, Deus trabalha em seis e o homem em um. Isso pode indicar que o tempo de Deus é inimaginavelmente diferente do nosso.

Sétimo dia: “Tarde e manhã” marcam o fim de um período criativo. Apesar do sétimo não ser um período criativo, se “tarde e manhã” indicam que é um período de 24h, então por que não foi colocado ali? Ali é colocado que Deus deixou de trabalhar, enquanto Salmos 95 e Hebreus 4 dizem que o descanso do Senhor não acabou.

Conclusão



Como um comentário final, gostaria de perguntar: Por que você acha que os Judeus do Antigo Testamento guardavam o sétimo dia, o sétimo mês, o sétimo ano, etc? Não seria isso um indicativo de que eles estavam no sétimo dia de Deus, e que Cristo, iniciando uma nova criação na cruz, começou uma nova semana, e por isso os Cristãos o adoram no primeiro dia da semana? De fato, a epistola apócrifa de Barnabé nos diz que eles criam que estávamos no oitavo dia.

4 comentários:

  1. Ok. Ainda que não sejam dias de 24 horas, Gênesis continua a ser literal, um relato histórico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu creio em um Gênesis literal e histórico.

      Excluir
    2. Certo, mas isso bate de frente com o evolucionismo teísta, por exemplo.

      Excluir
    3. Existem Teístas Evolucionistas que interpretam Gênesis literalmente. Eu sou a favor do modelo proposto por Matthew McClure, que é mais ou menos este: http://olharunificado.blogspot.com.br/2015/05/minha-opiniao-sobre-criacao-e-evolucao.html

      Excluir