segunda-feira, 6 de julho de 2015

“Não me importo se Deus existe ou não” – Uma Resposta


Quantas pessoas pensam ou já pensaram “a existência de Deus não me importa”? A maioria, na verdade não quer que Deus exista, o que é bem difícil dEle de fato não existir ou de sua existência não ser importante. Então, hoje vou colocar razões do por que essa é uma questão de extrema importância.

 “Não me importo se Deus existe ou não” – Uma Resposta


Se Deus não existe...


A Vida é insignificante


Se Deus não existe, somos apenas poeira deixada no espaço em um planeta relativamente novo. Somos meros acidentes na natureza, sem sentido, deixados ao acaso com nosso senso subjetivo de que temos alguma significância. Apenas rearranjos de partículas. Um tiro, uma facada, uma briga e qualquer um de nós tem sua vida reduzida em um piscar de olhos.
Em sua peça teatral, Esperando Godot, Samuel Beckett mostra essa trágica realidade. Toda a peça se passa com dois homens conversando bobagens, enquanto esperam por uma terceira pessoa. Mas ela nunca chega. É a representação perfeita da vida, se Deus não existir: Apenas matamos o tempo, esperando nada acontecer. Em outra de suas peças, Beckett abre as cortinas, mostrando o palco repleto de lixo. Depois de 30 segundos, o pano cai. É só isso.

“Tudo o que não é eterno é eternamente inútil” – C. S. Lewis

"Que grande inutilidade!", diz o Mestre. "Que grande inutilidade! Nada faz sentido!" O que o homem ganha com todo o seu trabalho em que tanto se esforça debaixo do sol? Gerações vêm e gerações vão, mas a terra permanece para sempre. O sol se levanta e o sol se põe, e depressa volta ao lugar de onde se levanta. O vento sopra para o sul e vira para o norte; dá voltas e mais voltas, seguindo sempre o seu curso. - Eclesiastes 1:2-6

A Vida não tem sentido


No final, nada tem sentido. Somos seres finitos em um universo em expansão que chegará a um estado de morte quente ou fria. Mesmo se a ciência nos der a vida eterna, o universo acabará e nós perderemos esse sentido de qualquer forma. Somos meros abortos da natureza, esperando o inevitável e nos distraindo para não perceber o trágico fim.
Agora, você pode pensar “bom, mas eu posso criar um sentido pra minha vida!” Claro que você pode criar um objetivo, como ser um grande medico ou jogador de futebol. Mas no final, A Vida, não passa de algo sem sentido. Esses sentidos subjetivos são apenas objetivos individuais que mascaram a trágica realidade. É como dizer “vou fingir que a vida tem um sentido”

“…ateísmo revela-se muito simples. Se o universo não tem propósito nós nunca haveríamos de saber que ele não tem propósito ou sentido: do mesmo modo que se não existisse luz no universo, e portanto não houvesse criaturas com olhos, nós nunca saberíamos que ele estava escuro.” – C. S. Lewis

O destino do homem é o mesmo do animal; o mesmo destino os aguarda. Assim como morre um, também morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego de vida; o homem não tem vantagem alguma sobre o animal. Nada faz sentido! - Eclesiastes 3:19

Não existem valores e deveres morais objetivos


Sem um padrão moral de pura bondade, como dizer que algo é “bom”? Sem um legislador moral, como dizer que pessoas agem de forma errada. Sem esse padrão acima da humanidade, pessoas como Hitler, Stalin e Mao não eram más e nem agiram de forma errada. Somos apenas carne animada, que se move sem valor algum.
Sem um céu e um inferno, não há responsabilidade moral. Mas se Deus existe, então temos obrigações morais que nos dizem o que é certo.

“Se não há imortalidade, tudo é permitido” - Fiódor Dostoievski

O problema do mal não possui solução


Todo o mal, guerras, fome e sofrimento do mundo, no final não terão solução. Sem um Apocalipse final, onde todo o mal seria eliminado, estamos confinados em um planeta com seres humanos. Estamos apenas nos distraindo em “Auschwitz”.
Não existe esperança, não existe solução, não existe amor. Somos apenas pó, e ao pó voltaremos. (Ec. 3:20)

A Aposta de Pascal


Se você não crê em Deus, e estiver certo, você não ganha nada. Se estiver errado, também não ganha nada. Mas, se você crê em Deus e estiver certo, você ganha a imortalidade cheia de alegria. Se estiver errado, perde tudo de qualquer forma.
Então, se o ateísmo for verdade, o ateu e o cristão perdem tudo. Mas se o Cristianismo for verdade, o ateu perde tudo e o Cristão ganha tudo.
Se Deus existe, Ele é o alto de toda bondade. Ele criou tudo, inclusive você. Ele também viu que você é moralmente imperfeito e incapaz de conseguir se salvar sozinho. Então ele construiu uma escada, para te ajudar a subir aos céus. O preço pela escada foi Seu Filho.
O Deus do universo saiu de seu “trono celestial”, se tornou um ser humano extremamente limitado e viveu como homem. No final, Ele foi levado a julgamento sendo inocente e foi crucificado. Morreu e teve uma tumba emprestada, onde foi sepultado. Três dias depois, essa tumba foi encontrada vazia, e varias pessoas afirmaram vê-lo vivo.

"Eu respeito a descrença de vocês, mas francamente, se você for crer que Jesus nunca existiu, você vai parecer burro."- Bart Ehrman

“Estamos convictos e consideramos historicamente correto que Jesus de fato realizou milagres […]. Os relatos de milagres ocupam tanto espaço nos evangelhos que é impossível que tudo isso pudesse ter sido subseqüentemente inventado ou transferido para Jesus" - Wolfgang Trilling

“O apoio para o modo de sua morte, seus agentes, e talvez coagentes, é esmagador: Jesus encarou julgamento antes de sua morte, foi condenado e executado por crucificação” - Luke Johnson

“Todas as evidencias estritamente históricas que temos são a favor [do tumulo vazio], aqueles estudiosos que rejeitam deveriam reconhecer que eles o fazem com outra base que não é a  da história cientifica.” - William Ward

“Pode-se considerar historicamente certo de que Pedro e os discípulos tiveram experiências após a morte de Jesus, onde este apareceu como o Cristo ressurreto” - Gerd Ludemann

“É por essa razão que, como historiador, não consigo explicar o surgimento do cristianismo primitivo a menos que Jesus tenha ressuscitado, deixando um túmulo vazio atrás de si” - N. T. Wright

Se Deus existe...


A Vida tem valor e proposito


Somos criados a imagem e semelhança de Deus. Somos amados de forma que nunca poderíamos imaginar. Não por qualquer um, mas pelo Deus do universo! A vida eterna se tornaria chata se fosse apenas “vida eterna”. Mas com Deus, a fonte de toda bondade e amor, será uma eternidade de amor e alegria. Não será “anjinhos nas nuvens com harpas”. Será uma alegria de amor eterno.

Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” - 1 Coríntios 2:9

Você pode olhar para o seu filho e olhar aos céus e dizer “no fim, há valor”.

Justiça será feita


No final, o problema do mal será resolvido. Aqueles que clamam “por que Deus não acaba com o mal” terão resposta. Aqueles que se perguntam “Se tudo vem de um Deus de amor, por que a tanto mal?” serão respondidos.
A esperança daqueles que esperam no Senhor será respondida. Todos aqueles que esperaram, no final terão a demonstração suprema do amor. Foi com Cristo que o Amor Venceu.

Somos mais do que poeira cósmica


Não somos apenas uma poeira cósmica. Somos seres vivos com valor. Capacidade de amar, de criar, de viver. Somos mais do que apenas acidentes da natureza.

Deus existe?


Se esses pensamentos te fizeram pensar, lhe convido a fazer a seguinte pergunta a si mesmo: 
Se o Cristianismo fosse verdade, você se tornaria Cristão?

Se a sua resposta for “sim”, lhe convido a ler essas três series do blog:

A Existência de Deus – 17 argumentos (até agora)

Respostas a argumentos ateístas – Resposta a 18 argumentos



Se sua resposta for “não”, então seu problema não é intelectual, é emocional.

2 comentários:

  1. Felipe, gostaria de entender porque se não acredito em deus tenho problemas emocional com isso. Eu não posso simplesmente não acreditar nele e ter uma vida confortável com as minhas idéias? Existe um tipo de pessoa que simplesmente não se importam com essa questão, mas respeita todas as opiniões sobre esse assunto. Apenas gostaria que você soubesse que existem pessoas que não se importam com isso pois tem outras coisas para se preocupar. minha intenção não é atacar suas idéias e nem seu texto bem argumentado, apenas expressar o que eu penso sobre isso - abraços, Felipe Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto foi escrito pra dar razões pra mostrar que essa não é uma questão de pouca importância. Essa é uma questão de maxima importância sobre a realidade. Mas, se você ainda acha algo irrelevante, então não posso fazer nada.
      Paz.

      Excluir