quarta-feira, 18 de março de 2015

Seria o Criacionismo Progressista uma “armadilha de Satanás”?


Uma objeção comum, vinda de Ken Ham e Ellen White (Em “Patriarcas e Profetas”, se eu entendi bem), contra o Criacionismo Progressista ou Teismo Evolucionista, é a de que essa visão é uma “armadilha de satanás para mudar a Palavra de Deus”. Seria mesmo esse o caso? 

Seria o Criacionismo Progressista uma “armadilha de Satanás”?


O Argumento

Em Gênesis 2:16-17, é dito o seguinte:

“E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” - Gênesis 2:16-17

E em Gênesis 3:4, é dito:

“Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis - Gênesis 3:4

O argumento diz que, assim como Satanás reinterpretou a Palavra de Deus, então assim se nós interpretarmos Gênesis de acordo com a ciência moderna, estaremos caindo na armadilha de Satanás. Deixe-me mostrar alguns sérios problemas com esse argumento.

Essa não é a mensagem da passagem

A primeira coisa a ser apontada, é que essa não é a mensagem da passagem. O que Satanás faz aqui é dizer que não podemos reinterpretar a Palavra de Deus para beneficio próprio. Nós não podemos fazer dela algo “confortável” para nossa vida. Não podemos olhar para o mandamento de “não roubar” e ir na loja e “roubar uma balinha porque é só uma balinha de 50 centavos”. Na passagem seguinte, a Serpente diz:

“Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” - Gênesis 3:5

Então, o contexto indica que o que Satanás estava dizendo é que não podemos reinterpretar ou interpretar algo para nos, para tornar a Bíblia um livro que estabeleça a nossa vontade. Por exemplo, seria errado eu dizer que essa passagem: “E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.” (Mateus 21:22), esta dizendo para mim que Deus fará tudo que eu pedir. Mesmo se a pessoa não perceber as conseqüências dessa idéia, no subconsciente ela esta tratando Deus como seu empregado, querendo ser seu próprio Deus.

Satanás não pode controlar a natureza

Somente Deus pode controlar a Natureza (Jó 26). Satanás só poderia mudar a natureza se Deus permitisse (2 Tessalonicenses 2:6-11). Mas, se Deus permitisse que Satanás mudasse toda a natureza, para enganar a ciência moderna, então Ele seria o culpado por milhões de pessoas se afastarem dEle. O que não faz sentido.

Criacionismo de Terra Antiga é uma interpretação que a Bíblia permite

Para fazer uma interpretação Bíblica, temos que pensar em duas coisas:

1-      Esta de acordo com o que a Bíblia permite?
2-      Esta de acordo com o que a Ciência diz?

Se a Bíblia permite os resultados da ciência moderna, ela ainda é valida. Nós temos que ver os dois livros de Deus: A Bíblia e o Livro da Natureza. Se a natureza, a criação direta de Deus, nos diz uma coisa, então a Bíblia deve estar de acordo com ela. Ambos não podem se contradizer. Alem disso, Deus é o Designer do universo, e o universo possui um ajuste fino para que descobertas sejam feitas.

Quem esta reinterpretando?

Não são Criacionistas Progressistas que inventaram que Yom com um numero sempre significa um período de 24 horas. Prova de que esse argumento foi inventado é que nenhum teólogo antigo defende ou responde a ele. Se você pegar a primeira edição do livro “Merece Confiança o Antigo Testamento?”, de Gleason Archer, ele tem pelo menos 15 paginas defendendo a Criação de Terra Antiga, e ele, talvez o maior estudioso de Hebraico Bíblico do século 20, nem se quer menciona esse argumento.
O fato de que essa regra hebraica não existe, junto com os acontecimentos no terceiro e sexto “dias”, e o fato do sétimo dia não ter acabado ainda (Salmos 95; Hebreus 4) nos mostram que o autor original de Gênesis não intencionava dizer que foram períodos de 24 horas.
Também não são os Criacionistas Progressistas que dizem que quando Jesus falou de divorcio, citando Gênesis 1 e 2, estava falando sobre a idade da Terra/Universo.

Reinterpretar o Livro da Natureza vale?

“Cientistas” de Terra Jovem sempre tem que reinterpretar a evidencia cientifica para favorecer seu dogma. Isso me lembra de quando Einstein colocou uma constante cosmológica diferente em seus cálculos apenas pra restabelecer um universo estático e eterno. Graças a Deus, esse erro foi descoberto por Friedmann e Lamaître algum tempo depois. (Lamaître era um padre. Será que Deus o enviou para salvar a ciência?) Depois, Einstein chamou esse erro de seu maior erro na vida. Então, fica claro que não devemos pressupor dogmas antes de fazer ciência.

“Mas mas mas...!”

Ken Ham disse que “se a pessoa é Cristã e acredita na Evolução ou em milhões de anos, e depois ver que a Bíblia diz o oposto, ela vai se afastar de Deus”. Essa pessoa só vai ver isso se ela for educada pra seguir esse dogma de Terra Jovem. Eu conheço amigos evangélicos e batistas que acreditam tanto em Terra Antiga quanto na Evolução e lêem e estudam a Bíblia, acreditam ser a Palavra Inerrânte de Deus e não se afastaram dEle.

Conclusão

O argumento baseado em Gênesis que diz pra não “reinterpretarmos” a Palavra de Deus esta tanto fora de contexto quanto mostra a mensagem errada da passagem (reinterpretação errada, hã?). Nós não podemos dizer que o Livro da Natureza, finamente ajustado pelo Seu Designer para descobertas, contradiz a Bíblia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário