segunda-feira, 9 de março de 2015

P&R #1 - O Argumento Ontológico e a possibilidade da existência de Deus


Pergunta:

O argumento ontológico afirma, na primeira premissa, que é possível que o Senhor exista. Correto até aqui? Mas, como podemos provar ou argumentar que essa premissa é verdadeira? É impossível provar isso? Como podemos mostrar a alguém que é possível que ele exista?

- Denys Santos

Resposta:

Para aqueles que não estão familiarizados, o Argumento Ontológico vai dessa forma:

Premissa 1 – É possível que um Ser de Grandeza Máxima (Deus) exista
Premissa 2 – Se é possível que um SGM exista, então ele deve existir em algum mundo possível
Premissa 3 – Se um SGM existe em algum mundo possível, ele deve existir em todos os mundos possíveis
Premissa 4 – Se um SGM existe em todos os mundos possíveis, ele deve existe no mundo real
Conclusão – Portanto, um Ser de Grandeza Máxima (Deus) existe.
(Mais elaborado aqui)

Então, se as premissas se seguem, tudo o que devemos fazer é mostrar que a Premissa 1 é verdadeira: Que um é possível que um Ser de Grandeza Máxima exista.
Denys pergunta: “Como podemos mostrar/provar pra alguém que é possível que ele exista?” A resposta é que o argumento se baseia no próprio conceito de Deus: Onipotente, onisciente, onipresente, moralmente perfeito, etc. Diferente do antigo argumento de Anselmo, essa versão não pressupõe que “existência” seja um atributo. Porem, um ser Maximo, deve ser Necessário (quer dizer, não pode falhar em existir), já que se ele fosse meramente Contingente (quer dizer, poderia falhar em existir), Ele não seria o maior ser possível. Se Ele for necessário e possível, então existe em qualquer mundo possível.
Então, tudo o que o teísta tem que fazer aqui é mostrar que o conceito de Deus é coerente e que não é auto-contraditório (Algo contraditório seria algo como um triangulo de quatro lados ou um solteiro casado, por exemplo). Se isso for mostrado, então se segue que é possível que Ele exista. Mas isso não é prova o bastante, então vai partir da mente aberta do opositor. William Lane Craig usou pouco esse argumento em debates, e no final ele sempre pergunta: “O que vocês acham? É possível que Deus exista? Se sim, então segue logicamente que Ele deve existir.”
Algo a mais que poderia ser feito é mostrar algum argumento adicional para a existência de Deus, tornando sua existência mais possível.
Em suma, tudo o que deve ser feito é mostrar que o conceito de Deus é coerente. Se o opositor entender isso, então ele tem que admitir que a existência de Deus é possível. Se ele admitir isso, então a mera possibilidade de existência de Deus segue que Ele deve existir. Talvez o opositor não ache isso convincente, então podem ser apresentados outros argumentos para tornar a possibilidade da existência de Deus maior.

Espero ter ajudado,


- Felipe.

Envie sua pergunta também do lado direito do Blog. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário