quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

"Amaras a ti mesmo de todo o coração"?

Agradecimento ao amigo João Pedro pelo titulo
Credito: http://desmotivaciones.es/carteles/egoismo/
Um tipo de “filosofia” comum hoje em dia é a que diz “faça o que te faz bem” ou “viva pra você” ou “nada é errado se te faz feliz”. Esses pensamentos são bem populares nas redes sociais e apesar de eu achar que eles tem um significado bonito, creio que algumas pessoas os levam muito longe.
Eu vou tentar relacionar isso com um pouco dos ensinamentos de Cristo depois, mas por hora, vamos ver a que pode levar isso.

A ultima frase é menos usada hoje em dia. “Nada é errado se te faz feliz”, tem conseqüências serias. Pela lógica, não é errado estuprar se o estuprador esta feliz no ato. Então, acho que qualquer pessoa com bom senso vai ver que isso não é um pensamento muito útil nem pra ela nem pra sociedade.
Outras frases ou filosofias que pressionam o “eu” como centro do viver tem algumas conseqüências bizarras também. Se você for viver 100% pra você, será a pessoa mais egoísta do mundo. Similarmente, “faça o que te faz bem” pode fazer com que algumas pessoas mais revoltadinhas parem, por exemplo, de dar esmola para um mendigo para comprar sorvete na próxima esquina. Afinal, essa pessoa esta “fazendo o que a faz bem”.
É importante, porem, notar que esse pensamento não é de todo errado. Temos que nos preocupar também com nossa felicidade, mas o próximo deve ser mais importante. Isso é basicamente o que Jesus disse: Preocupe-se com o próximo antes de si mesmo. Se Jesus tivesse dito a todos daquela época “faça o que lhe faz bem”, “nada é errado se te faz feliz” ou “viva pra você”, ele não teria sido crucificado. Ele disse bem o oposto dessas coisas:

“Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho a salvará.” - Marcos 8:35 
 “Jesus dizia a todos: ‘Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.’” - Lucas 9:23

Note que os dez mandamentos também são contra essa idéia:

“Não terás outros deuses”
“Não farás ídolos”
“Não dirá o nome do Senhor em vão”
“Lembrar do sábado”

Esses quatro primeiros mandamentos nos dizem que devemos abandonar a nós mesmos para amar o Senhor. Jesus o resumiu como:

“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.” - Marcos 12:30

Os outros mandamentos são os seguintes:

“Honrar o pai e a mãe”
“Não matar”
“Não adulterar”
“Não furtar”
“Não dar falso testemunho”
“Não cobiçar a mulher do próximo nem algo que pertença ao próximo”

Jesus resumiu esses seis mandamentos no grande e famoso mandamento:

“E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” - Marcos 12:31

Note que para se cumprir essas leis, é necessário abandonar a si mesmo e pensar antes no próximo. A “lei de Deus” parece dura e não razoável apenas para quem é egoísta. Apenas para quem quer pensar em si antes do próximo. Mas quando se abre os olhos para o altruísmo, se vê que a lei de Deus é importante para o mundo como um todo, e isso inclui você. Pense nisso: Se uma pessoa não quer seguir o mandamento "não adulterar", por se sentir preso demais a ele, então essa pessoa não pensa no mal terrível que isso pode causar a outras pessoas. Esta apenas pensando em prazer pessoal. Se todo mundo desrespeitasse a Lei, ninguém seria livre. Ninguém poderia sair na rua sem medo de morrer, ou ter um relacionamento serio sem medo de traição, nem ter amizades sem medo da mentira. Na verdade essas são Leis que são bastante quebradas hoje em dia, e olha como o mundo esta.
Com uma olhada superficial, a Lei aprisiona. Mas com um pensamento profundo, ela é essencial para a liberdade. 

“Honrar o pai e a mãe”

Atualmente, isso seria aplicável a “jovens que fazem bobagem”. Imagine o quanto deve ser ruim para os pais terem um filho ou filha que falsifica a identidade com 14 anos e vai pra lugares “da noite” pra tratar pessoas como objetos e “ficar famoso” por ser “o pegador”.
De acordo com Gênesis, o plano de Deus para homens e mulheres é um casamento. Obviamente Ele não exige que casemos, mas aqueles que se tornarão pais são afetados diretamente por esse mandamento. Ninguém vai gostar de ter um filho, que ama, sendo um completo irresponsável.

“Não matar”

Você não deve matar simplesmente porque é errado. Note que isso afeta você também: Se ninguém matar, você não será morto (Dã)

“Não adulterar”

Se você trai o seu parceiro, você é um babaca e culpado pelos relacionamentos ruins do mundo. A quebra dessa lei não afeta apenas os outros, afeta você também. Se alguém trair o parceiro com você, você tem culpa na destruição daquele relacionamento. Não importa se você souber que essa pessoa esta em um relacionamento ou não. Alem disso, se seu parceiro quebrar essa lei, você sofre as conseqüências. É importante ver o que Jesus disse sobre isso também:

Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. - Mateus 5:28

“Não furtar”

Obvio, se você rouba, esta fazendo o que é errado. Se alguém te rouba, você sofre as conseqüências também. Se ninguém roubar, você também não será roubado. (Dã²)

“Não dar falso testemunho contra teu próximo”

Se alguém mentir pra ferir outra pessoa, essa pessoa estará fazendo o mal (Dã³). Se ela mente para beneficio próprio, ela espalha essa idéia de “eu tenho que mentir pra ganhar”, sendo completamente egoísta. O que ela não percebe, é que ao espalhar essa idéia, ela também se torna alvo disso.

“Não cobiçar a mulher do próximo nem algo que pertença ao próximo”

Esse esta relacionado com o versículo que coloquei no “não adulterar”, só que mais ampliado. Se eu desejo muito algo do próximo, eu posso cair em tentação e quebrar os mandamentos de “não adulterar” e “não roubar”. Dada a nossa natureza egoísta, temos que lutar contra a cobiça.

A quebra de uma lei...

Se vocês de fato obedecerem à lei real encontrada na Escritura que diz: "Ame o seu próximo como a si mesmo", estarão agindo corretamente. Mas se tratarem os outros com favoritismo, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores. Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente. Pois aquele que disse: "Não adulterarás", também disse: "Não matarás". Se você não comete adultério, mas comete assassinato, torna-se transgressor da Lei. - Tiago 2:8-11

“É impossível cumprir tudo isso!”

Esse é o ponto. Principalmente no mundo atual, onde existe tanto essa filosofia de “pensar só em mim”, com o enorme numero de propagandas sexuais e propagandas que nos forçam a ter inveja do próximo e a desejar o que lhe pertence. Novelas, reality show... Tudo isso entra em nossa cabeça. Temos que evitar aquilo que nos afasta de Deus. Claro que, assistir novela não afeta todas as pessoas da mesma forma. Então se isso te afasta de Deus e te trás idéias ruins de como agir com as pessoas, isso deve ser evitado.
Outra coisa que alguns podem dizer é "ninguém faz isso, então não vou fazer" ou "mas todos fazem tal coisa, então vou fazer".  O problema com esse tipo de pensamento é que ele só piora o problema. Se você quer fazer o mal, porque todo mundo faz, você se torna parte do mal. Você esta sendo oposto ao bem. (Isso na verdade me parece mais uma grande desculpa pra fazer bobagem com os "amigos")

“Mas eu sou uma boa pessoa!”

Esse é um erro comum. As pessoas acham que são boas, não roubam nem matam, por isso merecem ir pro céu. O problema é que, você pode ser bom comparado a Hitler, Stalin e Mao, mas o padrão não é as outras pessoas, mas sim o amor de Deus. Alem disso, dizer que “Deus vai me mandar pro céu por ser bom” quebra outra regra Bíblica:

Não ponham à prova o Senhor, o seu Deus - Deuteronômio 6:16 
Jesus respondeu: "Dito está: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’" - Lucas 4:12

Nessa visão, você não faz o bem por ser o certo, faz por medo do que pode acontecer depois de morrer. Você esta dizendo "sou bom, então Deus tem que me salvar!". Nós não devemos fazer o bem para sermos salvos, mas sim porque somos salvos. Só depende de você aceitar essa salvação. (Eu também argumentaria que a maioria das coisas que as pessoas fazem hoje em dia e pensam que "não faz mal a ninguém" na verdade fazem um grande mal.) 
Cristo também disse outra coisa interessante:

Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? " Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus. - Marcos 10:17-18

Jesus não estava dizendo que ele não é Deus e/ou que não é bom, Ele estava perguntando pro homem se ele tinha alguma noção do que estava dizendo. O homem diz em seguida que não violou nenhum mandamento, e Jesus o diz pra vender tudo o que tem e dar aos pobres.
A explicação que consigo imaginar pra isso é a seguinte:
O homem perguntou o que deve fazer para ter a vida eterna. Jesus sabia que a pergunta dele era apenas por interesse próprio de ter a vida eterna. Jesus disse então: “Você conhece os mandamentos: ‘não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe’” (Marcos 10:19). Logo depois, o homem diz que já faz essas coisas. Cristo então da a ele a instrução de dar tudo o que tem aos pobres. Depois disso, o homem saiu triste por ser muito rico (Marcos 10:20).
O ponto aqui é o seguinte: Ele cumpria a lei por interesse próprio: Ele queria ir pro céu. Cristo disse que ele deveria abandonar a si mesmo para o bem dos outros. Ele deu a melhor resposta possível.
Se Cristo tivesse dado uma ordem qualquer, o homem simplesmente a faria para ir pro céu. Mas Ele deu uma ordem que exigia o máximo do altruísmo: Abandonar todos os próprios desejos para fazer o bem. Por isso há somente um que seja bom: Deus.
Jesus poderia ter dado uma ordem diferente, mas com o mesmo significado. Ele sabe as fraquezas que nos tornam escravos de nós mesmos e que nos impedem de ajudar o proximo as vezes. Ele poderia dizer "Va, e não veja mais o Big Brother" ou "Va, e pare de beber". As coisas que significam "tudo para nós", não vão significar nada no céu. E mesmo Cristo sabendo das fraquezas daquele homem, o texto diz que "Jesus, olhando para ele, o amou..." (Marcos 10:21). Ele estava olhando para um homem com pecados e escravo das riquezas, mas mesmo assim o amou. Ele nos ama, mesmo em meio ao pecado. 
Jesus, a Segunda Pessoa da Trindade, abandonou todos os “bens do céu” para viver uma vida humana e estar com os pecadores. Tudo o que Ele tinha, era a vida humana e mesmo assim a sacrificou para que nós pudéssemos ser salvos. Somos falhos, e Deus sabe disso. Nenhum de nós merece o céu, mas Cristo se tornou nossa "escada" para nos levar ao céu (Como no sonho de Jacó em Gênesis 28:12).
Se você vive apenas para si mesmo, satisfazendo seus desejos pessoais, seus vícios, e se preocupando apenas com aquilo que lhe da prazer (não necessariamente que lhe faz bem), você também quebra os dois primeiros mandamentos: Não terás outros deuses nem farás ídolos. Mas, se você vive para Deus, você também vive para o próximo. No fim, a escolha é sua: 

Você quer ser seu próprio deus e “viver pra si mesmo” ou você quer ter um relacionamento pessoal com Deus, “amando a Deus e ao teu próximo”? 

Você vai culpar a Deus por não ajudar os famintos, outras vai fazer a vontade de Deus, sendo crente ou cético, e vai ajudar os famintos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário