domingo, 2 de novembro de 2014

O Cristianismo "escraviza"?


Por que qualquer pessoa iria querer se tornar cristã? Você não perde toda a liberdade? Ao invés de fazer o que quiser você tem que viver sob as regras que Deus lhe deu. Como alguém pode gostar disso? Esses são pensamentos que céticos tem sobre o Cristianismo e eles parecem pensar que nós desistimos de toda a nossa liberdade. Mas Paulo diz em sua carta aos Gálatas que temos liberdade em Cristo. Como pode isso? Como pode o Cristianismo ser a liberdade? A verdade é que nós Cristãos achamos mais liberdade em Cristo, do que vivendo sem Ele. Isso porque “liberdade” é um pouco mais complexo do que o que nós tradicionalmente pensamos sobre isso.

O filosofo Isaiah Berlin escreveu um documento chamado “Two Concepts of Liberty”, onde ele mostra que existem dois tipos de liberdade: A liberdade negativa e a liberdade positiva [1]. Liberdade negativa é o que nós tradicionalmente pensamos: O que nós somos capazes de fazer dentro de nossa capacidade, ou quantas opções nós temos disponíveis. Por exemplo, eu sou livre para deixar o mouse e teclado agora e ir para as ruas. Ou posso ir na cozinha fazer um lanche. Tenho diversas opções disponíveis. É isso o que nós normalmente pensamos quando pensamos no que é ser livre. É quando nós somos livres para fazer como quisermos, sem restrições, ou liberdade de restrições. Mas há um senso melhor de liberdade, o que ele chama de liberdade positiva, e isso é o que os humanos verdadeiramente tentam obter. Liberdade positiva é o que nós somos livres para nos tornarmos. É a liberdade para nos tornarmos algo melhor ou achar um propósito fundamental, que nos da paixão e razão para viver. Para ilustrar, nesse exato momento, você não é livre para ser um homem de negócios rico. Mas se você fizer disso o seu propósito, você vai dedicar sua vida a isso, restringindo você mesmo para alcançar esse objetivo. Trabalhar duro e usar tempo valioso para então experimentar a liberdade positiva, se tornando algo melhor, sendo preenchido com um propósito. Mas para chegar la, você terá que desistir de todo o tipo de liberdade negativa. Para alguns de seus amigos, que preferiram dar a seus desejos mais liberdade negativa e viver “o momento”, talvez pareça que você é um escravo desse propósito que esta tentando alcançar. Mas para você, você estaria experimentando um melhor senso de liberdade, um que você esta sendo preenchido com propósito e sentido, se tornando algo melhor para se preencher com satisfação e um melhor senso de vida. Quando você conquista essa sensação de liberdade positiva, você também encontra em si mesmo mais liberdade negativa disponível, do que se você nunca tivesse se obrigado a se tornar alguém com mais conhecimento, controle e habilidades. Nesse sentido, melhorando a nós mesmos também nos liberta da ignorância, desejos menos racionais e de curta gratificação. Liberdade positiva nos leva a uma vida melhor. Com uma melhor liberdade de desejos menores, e melhor satisfação.
Na verdade, todos nós tentamos obter liberdade positiva de alguma forma. Crescendo como uma pessoa mais madura intelectualmente, nos da a mais liberdade do que teria sido se nós nunca tivéssemos restringido nossa liberdade negativa disponível a nós. Um grau no Ensino Médio é mais livre do que o abandono da escola. E todos nós desejamos nos tornar algo melhor e obter um propósito que nos liberta para um maior senso de vida. Seja nos dedicando a uma carreira, uma causa social, uma paixão, um membro da família ou uma missão espiritual, todos nós buscamos alguma coisa para nos libertar para um melhor senso de liberdade e satisfação. Mesmo que nós estivermos buscando nos lugares errados, há algo em todos nós buscando liberdade e propósito em alguma coisa maior do que nós somos agora. Apenas tendo liberdade negativa, não nos da aquilo que desejamos e é por isso que buscamos um senso maior de liberdade. O que Cristãos perceberam é que tentar conquistar esse propósito nunca vai funcionar.
Quando nós tentamos encontrar propósito e experimentamos uma liberdade mais profunda em algo, nós temos que trabalhar por isso. Leva tempo e dedicação. No entanto, o que encontramos é que nunca é o bastante.
Se você construir sua vida em uma carreira, isso lhe dará um senso de propósito e liberdade positiva, mas você terá que continuar trabalhando nisso para continuar avançando. Uma sensação de satisfação nunca estará la, porque sempre há mais para ganhar ou mais áreas para crescer. Você se torna um escravo disso porque nunca há um ponto final. Apenas um desejo que te consome para se manter avançando e aprimorar a si mesmo. Se você tentar encontrar liberdade positiva em uma causa ou paixão, isso lhe dará a sensação de conquistar alguma coisa, mas não ira te preencher com a garantia que você precisa, que você é mais do que apenas valores disponíveis. O propósito em uma causa, como uma carreira, é construído em quão bem você faz isso, ou como isso progride. E se você começar a falhar, ou falha em alcançar isso, então você perdeu a única coisa para a qual você estava vivendo e seu mérito com isso. Mas e que tal achar satisfação em alguém amado? Como uma esposa ou uma criança? O que temos que encarar é que eles são humanos assim como nós, que também tem defeitos e nunca serão tão perfeitos como nós queremos que eles sejam. Quando nós estamos colocando neles todos os tipos de padrões que eles nunca serão capazes de alcançar, nós ou perdemos eles ou encaramos que eles nunca viverão de acordo com o padrão que queremos. Tentar encontrar propósito em alguém amado ou vivendo através de seu filho, fará você encarar as conseqüências inevitáveis de que eles não são altruístas ou feitos apenas para te preencher. Colocar seus maiores propósitos em outro ser imperfeito apenas lhe trará de volta mais imperfeição.
O que nós encontramos como Cristãos é que, não importa o que você procure, você nunca se preencherá com a garantia que precisa. Pois você ira ou falhar por seus próprios defeitos ou falhará em encontrar aquilo que você realmente precisa. Mas como Cristãos, nós achamos liberdade positiva em Cristo. Ao invés de ter que conquista-lo por seu trabalho ou sacrifício, já foi pago por nós. Ao invés de ter que trabalhar para isso e lidar com seus defeitos, a inabilidade de algum dia ser bom o bastante, o amor de Cristo é dado gratuitamente e pagou por tudo. Ao invés de tentar achar amor e liberdade em um ser imperfeito, nós achamos liberdade no único ser perfeito, que sabia que nós nunca seriamos capazes de encontrar preenchimento verdadeiro, se isso fosse baseado no que nós fizemos. Nós sempre falharíamos e nunca nos preencheríamos e nos satisfaríamos se isso fosse baseado em nossas próprias obras. E é por isso que ele veio e foi para a cruz para derrotar nossos pecados. Ele viveu a vida perfeita por nós. Em seu amor, nós encontramos preenchimento. Nós não temos que merecer ou trabalhar por isso. Mas ao invés disso, saber que somos amados por quem nós somos. Que através de Seu sacrifício somos feitos completos. Sem nossos defeitos ficando em nosso caminho ou nos segurando. Liberdade em Cristo tira de nós a escravidão que qualquer um tem que encarar em outro lugar, pois não há nada que precisa ser conquistado. Então não somos escravos de nosso próprio trabalho ou esforço, mas amor e preenchimento são dados gratuitamente ao que somos. O que isso significa é que, ao invés de tentar encontrar liberdade positiva em uma paixão, causa, carreira ou em algum outro ser humano, já nos foi dado um propósito, e libertos no único ser perfeito. Como Cristãos ao invés de usar os outros como meios para preencher nossos propósitos, nós podemos descansar no amor e garantia de Cristo. Podemos fazer o bem, sem a necessidade de usar isso como motivo oculto para nos preencher. Podemos amar assim como Cristo nos amou.
Então, quando céticos dizem que querem nos libertar da “escravidão do Cristianismo”, o que eles não percebem é que eles não estão oferecendo verdadeira liberdade positiva a nós. Mas sim, um retorno a um lugar onde nós nos vemos como menos do que somos e escravos de auto-gratificação e desejos que não nos preenchem. Embora eles achem que estão nos libertando em um senso positivo para nos tornar algo melhor, Cristãos encontraram verdadeira liberdade no amor e conhecimento de Cristo. Que nos preenche de uma forma que nada mais consegue ou pode fazer.
Então, seria o Cristianismo uma escravidão? Muito pelo contrario. Há verdadeira liberdade positiva e propósito encontrados em Cristo, que nos preenche com garantia de amor e aceitamento. O amor de Deus é dado livremente a nos liberta de procurar isso em lugares que nunca conquistaremos isso. Já nos foi fado gratuitamente o aceitamento de Deus, nós não temos que merecer isso ou provar nosso trabalho, como alguém teria se procurasse em qualquer outro lugar. E isso nos libertou e nos equipou para usar nossas vidas para espalhar essa mensagem de esperança e liberdade. Recebendo o amor e a liberdade de Cristo nós fomos preenchidos de uma forma que nada mais pode, e nos da o que precisamos para realmente fazer desse mundo um lugar melhor. Sem ter que usar isso como um motivo oculto para nos preencher.
Fazer o bem não é mais um meio para um fim, mas o fim em si mesmo. Quando nós como Cristãos verdadeiramente nos rendemos a Cristo, somos livres para buscar o bem nessa vida, e dedicar a fazer esse mundo um lugar melhor, sem precisar usar isso para nos preencher. Verdadeira liberdade esta em conhecer a Cristo e conhecer o que Ele fez por nós. Nada mais vai te preencher ou ao menos se comparar a isso.

“Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.”
João 10:10-11


Traduzido de: InspiringPhilosophy, “Is Christianity Slavery?” - https://www.youtube.com/watch?v=oss10S0GF78



Nenhum comentário:

Postar um comentário