sexta-feira, 7 de novembro de 2014

A Difícil Tarefa de Perdoar



Há essa idéia fundamental para o Cristianismo do perdão de Deus sobre os pecados dos homens a qual é bem interessante, assustadora e confortante. Agora, você deve se perguntar, “por que assustadora?”. Estou de acordo que para a maioria ela deve ser algo mais “confortante”, mas algumas pessoas devem ir tão profundamente ao assunto que devem achar algo mais assustador.

Eu tive a idéia desse post depois de perceber que uma amiga minha tinha uma “idéia errada” sobre minha pessoa. Isso foi meio perturbador, pois é uma pessoa da qual gosto muito, então esse tema ficou meio que martelando na minha cabeça.
Para explicar melhor o que quero dizer com “assustador”, quero re-lembrar o que Jesus disse sobre o perdão:

“Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas” - Mateus 6:14-15

Essa é uma passagem bem interessante, eu diria. Certa vez, assistindo a um desses programas “estilo Ratinho”, teve uma reportagem sobre uma mãe que foi na cadeia para perdoar o assassino do filho dela. Ouvindo alguns comentários de gente próxima, vi gente a chamando de “burra” ou dizendo que “não teria coragem”. De certa forma, eu mesmo devo ter pensado assim (não me lembro). Mas me lembro que também fiquei admirado com a coragem dela.
Muitas vezes nós deixamos a raiva nos guiar e esquecemos dessa quase ordem de Jesus. Particularmente, eu nunca tive muito esse problema, eu perdôo as pessoas bem rápido. Mas baseado no que eu já vi, a falta de perdão pode nos trazes grandes problemas.
Sem perdão, não há convivência com ninguém. Encontre uma só pessoa que não faça algo que você não aprova e que lhe incomoda. É a tarefa mais difícil da sua vida. Sem o perdão, será impossível conviver com essa pessoa. Sem convivência, não há amizade. Sem amizade, não há amor. Sem amor, não há Deus.
Essa breve reflexão me fez lembrar outra passagem:

“Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.” - 1 João 4:20-21

Eu tenho uma outra grande amiga (não a mesma de cima) que diz “amar a Deus”, mas da “patada” em qualquer pessoa que ela não vai com a cara. Esse é um problema de muitos Cristãos hoje. “Vou no culto/missa, logo amo a Deus”. Ir a Igreja pra adorar a Deus faz parte de compartilhar nosso amor com Cristo. Mas não devemos esquecer que Ele nos deu coisas a se fazer fora da Igreja. (Não basta ir à igreja aos Sábados/Domingos de manhã se de noite vai na balada tratar seu(s) irmão(s) como um pedaço de bolo)
Jesus nos disse para amarmos uns aos outros. Em “outros” estão inclusos todos os pecadores. Somos todos pecadores. Cristãos não são superiores por crer em Deus, muito menos limpos. O Cristianismo nos diz que somos sujos e não merecemos o céu, mas recebemos a graça por causa do feito de outra pessoa. Isso, é claro, não significa que todos vão para o paraíso. Jesus não se sacrificou para você poder fazer o que bem entender, mas sim para que você entendesse que esta em pecado e como se relacionar com Deus.
Quando caímos em nosso instinto carnal que quebra a Lei de Deus ou a Lei Moral, estamos pecando (essas não são as únicas formas de pecar, alias). Mas encontre alguém ai que não tenha quebrado nenhuma dessas Leis. O que o Cristianismo nos oferece é a possibilidade do arrependimento. C. S. Lewis fala sobre o arrependimento:


“… Esse processo de rendição, movimento de marcha a ré a toda velocidade, é o que o cristianismo chama de arrependimento. Mas, veja só, o arrependimento não é nada agradável. E bem mais difícil que simplesmente engolir um sapo. Significa desaprender toda a presunção e a obediência à vontade própria que nos foram encutidas por milhares de anos; significa matar uma parte de si mesmo e submeter-se a uma espécie de morte.” [1]



Todos pecamos e precisamos do perdão. Mas enquanto não reconhecermos que o pecado é pecado, o levaremos como algo “tranqüilo que não faz mal a ninguém”. Sem consciência do pecado, não há arrependimento. 
Há também outra distinção, relacionada ao arrependimento, entre “perdão” e “desculpas”. C. S. Lewis fala sobre isso, novamente:

“Perdão e Desculpa são duas palavras tão banais no uso, que nem desconfiamos da diferença entre elas. Em um certo sentido, Perdão e Desculpa são palavras quase opostas. O Perdão nos diz ‘ok, você fez isso, mas eu aceito seu pedido de perdão; não jogarei isso na sua cara e seremos do mesmo jeito que éramos antes’. Já a Desculpa, fala ‘eu percebo que você não podia evitar, sei que realmente você não queria fazer isso; você não é culpado’. Assim, um ato falho sem culpa precisa de desculpa, e não de perdão. Da mesma forma, boas desculpas não precisam de perdão - já que o perdão exige culpa - e se você quer ser perdoado, não há desculpas para o que fez - pois pedir perdão é assumir a culpa.”
“Porém, isso não invalida a possibilidade de haver os dois ao mesmo tempo. O problema está em pedirmos desculpas para aquilo que exige perdão.” [3]

Fugindo um pouco (talvez) do que Lewis quis dizer aqui, muitas vezes pedimos Desculpas a Deus por algo que precisaria de Perdão. Similar ao que Adão fez ao comer a fruta proibida, ele deu a “desculpa” de que Eva o havia levado aquilo, e Eva acusou a Cobra. Esse é um ponto importante.
Desde o principio, o ser humano não consegue admitir a culpa pelos seus erros. “A culpa não foi minha, foi da internet.” Não devemos culpar os gatilhos pelos danos da bala. (Frase supimpa mas que não tem sentido real nenhum)
Note que eu ‘fugi” um pouco do assunto do inicio do texto. Isso porque esse foi um texto em que eu não me preparei e fui escrevendo o que me vinha na cabeça. Tudo isso para resumir no seguinte:
Você pecou e eu pequei. Arrependa-se e volte pra Cristo. Ele nunca saiu do seu lado, mas você pode ter saído do lado dEle. Sua mão esta sempre estendida para nos ajudar a superar o pecado daquela fraqueza que temos em nós. E lembre-se também de perdoar quem peca contra ti. Humanos são falhos, se não consegue perdoar e reconhecer que seu semelhante falhou também, não conseguirá reconhecer as suas falhas diante de Deus.

Nota: Eu queria dizer também, que se você pensou mal de alguém, ou teve uma idéia equivocada sobre uma pessoa, não é necessário pedir perdão a ela. A não ser que a culpa te consuma, pode se desculpar para aliviar o peso.

Nota 2: Se cometi algum erro, me diga. 

Fontes

[1] – C. S. Lewis, “Cristianismo Puro e Simples”
[2] – C. S. Lewis, “Um Ano com C. S. Lewis”

Nenhum comentário:

Postar um comentário