sábado, 18 de outubro de 2014

Termodinâmica VS Big Bang? Uma resposta a Adauto Lourenço


Adauto Lourenço é um Criacionista de Terra Jovem (ou Universo Jovem) que tem PhD em física. Nesse video, ele argumenta, entre outras coisas, que a Segunda Lei da Termodinâmica esta em conflito com o Big Bang, ja que, segundo ele, a entropia (desordem de partículas) do universo esta diminuindo.

O que Adauto Lourenço diz

Só uma teoria?

No começo do video, Adauto diz que o "Big Bang" é só uma teoria. No entanto, quando falamos de uma teoria cientifica, ela é proposta com base em observações e em evidencias. Existem bons motivos para crer que o Big Bang aconteceu, e temos boas evidencias disso.

Grande explosão?

Esse é um erro popular. Mas eu não esperava isso de um físico serio. O Big Bang não é uma explosão. É apenas o nome dado a expansão inicial do universo após a singularidade.
O nome "Big Bang" foi dado por Fred Hoyle, suponho que por causa da grande velocidade da expansão inicial.

3" Kelvin?

Lourenço diz que o universo começou com 0" Kelvin e depois, por causa das estrelas, ele ficou com os 3" Kelvin que observamos agora... Não. A temperatura de 3" Kelvin que observamos agora é a radiação de fundo cósmica. E não tem nada a ver com as estrelas.

Desordem no inicio?

Esse é o pior erro (na minha opinião). Adauto Lourenço diz, corretamente, que de acordo com a Segunda Lei da Termodinâmica, sistemas fechados tendem a ir de um estado de ordem para desordem. Mas logo depois, ele comete um erro grotesco. Ele diz que, na teoria do Big Bang, o oposto acontece, e de alguma forma isso mostra que a teoria é fajuta. Mas isso nunca foi parte da teoria. Na verdade, o que é dito é justamente o contrario. E isso é uma das evidencias do inicio do universo. Nosso universo é um sistema fechado, portanto a entropia só vai aumentar. Isso até chegar a um estado de equilibro. 
As condições iniciais do universo relacionadas a entropia foram perfeitamente ajustadas. Roger Penrose, físico que ajudou Stephen Hawking com os teoremas da singularidade, calculou que as chances de outro universo com baixa entropia (baixa desordem) no inicio como o nosso venham a existir em um possível Multiverso são de 10^10^123. Ele diz:


"Não me lembro de ter visto em lugar algum no campo da fisica algo cuja precisão se aproximasse, ainda que remotamente, de um numero como esse." [1]








Conclusão

Ter que responder a um cristão, ainda mais um físico que esta dizendo essas asneiras em publico, é meio perturbador. Por essas e outras que eu digo: Cristãos, quando alguém vier com evidencias de Terra ou Universo jovem, pesquisem. A idade da Terra ou do Universo não é um componente importante para a fé cristã e não há nada na Bíblia que diga que ele tenha 10 mil anos.

Fontes

[1] - Roger Penrose, "Time-asymmetry and quantum gravity", p. 249

Nenhum comentário:

Postar um comentário