quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Algumas reflexões pessoais sobre o "Medo"


Medo é algo bizarro. Nas ultimas semanas, eu estive com muito medo de varias coisas, e pra ser sincero ainda estou com bastante medo de umas coisas e incerto sobre outras. Nesse tempo, tive muitos pensamentos negativos, mas graças a Deus alguns amigos estavam la pra me ajudar.

Algumas reflexões

Eu sou um cara muito medroso. Não só de coisas que possam me afetar fisicamente e psicologicamente (como filmes de terror), mas também tenho muito medo do futuro. Tenho até medo de tentar fazer amizades! As vezes imagino que estou irritando demais meus amigos e por isso peço mil e uma desculpas a amigos novos. 
Seguindo a lógica de mundos possíveis, imagino sempre o mundo possível onde as coisas dão sempre errado. E é sempre assim, as vezes parece até que esse medo é um desejo. Parece que eu, no fundo, quero que aquilo aconteça, só pra ver como eu reagiria e o que faria. E não é que a coisa quase sempre acontece.

Uma história

Alguns dizem que Murphy é infalível, se algo pode dar errado, então dará! Mas acho que Murphy falha as vezes.
Pra ilustrar o porquê, deixe-me contar uma história do que me aconteceu no começo do ano:
Eu estava feliz e contente, alegre e sorridente, em mais um dia comum na vida. Quando, do nada, comecei a sentir uma dor horrível nas pernas. Isso durou alguns dias, fui em ortopedistas, tirei raio-x, etc. Por algum tempo eu achava que teria de amputar (Sim, sou dramático a esse nível, mas calma, piora.) até que alguns dias depois, meus braços começaram a doer também. Nesse momento, eu comecei a pensar que era alguma doença muscular e que em alguns meses eu perderia o movimento completo do corpo! (Eu disse!) Depois de um ou dois meses indo a hospitais, me aconselharam (finalmente) a fazer fisioterapia. Lá, eu descobri que tudo o que eu tinha era... um encurtamento muscular. O que é isso? Simples: Falta de alongamento!  (Lição pra vida: Faça alongamento, ou você pensará que irá morrer!)

O medo e o Cristão

Muitas vezes na vida, eu tive que ser lembrado de confiar no Senhor. Isso é algo básico em um relacionamento com Deus. Mas uma pessoa medrosa como eu tem sérios problemas em manter essa confiança. Não que eu não confie em Deus, mas eu nunca confio em mim. Isso pode parecer meio “frase de pagina de Patty de facebook”, mas na maioria das vezes eu desisto sem tentar, ou tento um pouquinho e não vejo a saída. Pra ilustrar isso, veja como me senti em um episodio recente:
Me senti como um camponês que precisava passar por uma grande muralha. Mas mesmo dando a volta na muralha, eu não conseguia encontrar uma entrada. E quando eu olhava pra cima, sempre tinha um cavaleiro, não escalando, mas correndo! Muito na minha frente.
Isso não foi bem um episodio passado, é mais presente mesmo. Meu medo nessa situação esta me deixando meio doido.
Contando isso (ou parte disso) a um amigo da Igreja, ele me fez lembrar um versículo de Josué que diz:

“Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés ordenou a você; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar.Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar” (Josué 1-7,9)

Desconsiderando o contexto histórico em que essa mensagem foi dada, é uma ótima passagem para encorajamento. Essa é apenas uma parte em que a Bíblia nos lembra que o Senhor esta sempre conosco, mesmo nos momentos difíceis. Como disse o Salmista:

“Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.” (Salmos 23:4)

Conclusão

Medo é algo bizarro. (De novo!) Mas temos sempre que lembrar que o Senhor é bom o tempo todo, e o tempo todo o Senhor é bom. E Ele esta sempre conosco. Basta confiar.
Isso não significa que tudo vai dar certo se você confiar em Deus. Não significa que Ele fará tudo o que quiser. Mas sim que, se algo der errado, confie que algo melhor virá. (E tenha paciência!)


“Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.” (Isaías 41:13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário