sexta-feira, 31 de outubro de 2014

A Trindade no Antigo Testamento


A Trindade foi algo inventado no Novo Testamento? Não existe indicio de que Deus tenha se revelado de forma multi-pessoal no Antigo Testamento? Na verdade, quando avaliamos o A.T. vemos muitas evidencias de que Deus tenha se mostrado como uma Trindade mesmo.

A Trindade no Antigo Testamento

Deuteronômio 6:4 

Normalmente, unitaristas vão usar Deuteronômio 6:4 para dizer que Deus é apenas uma pessoa. A passagem diz:

“Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.”

Unitaristas dizem que esse verso diz claramente que Deus é apenas um. Mas seria essa a interpretação correta do verso? Estudiosos Cristãos dizem não, e dão motivos pra isso.
Deuteronômio 6:4 é muito curto, e o contexto completo não diz nada sobre a natureza interna de Deus. Na verdade, o oposto é a verdade. O contexto implicado no verso tem a intenção de destacar o Senhor da possibilidade de existirem outros deuses com Ele.

"Temam o Senhor, o seu Deus, e só a ele prestem culto, e jurem somente pelo seu nome. Não sigam outros deuses, os deuses dos povos ao redor" Deuteronômio 6:13-14

Então, o contexto implicado no verso 4 nos diz que Deus é um ser, em destaque aos grupos pagãos de deuses. Alem disso, as palavras usadas também não proíbem um Deus multi-pessoal. A palavra original pra “único” no texto é “echad”, o que não proíbe a idéia de um Deus multi-pessoal. “Echad” significa “um”, que não se refere a “um absoluto”, mas pode ter o mesmo significado de “um time” ou “um casal”. Dr. Michael Brown diz:

“De fato, não há nenhum um unico verso em nenhum lugar da Bíblia que diz clara ou diretamente que Deus é uma unidade absoluta.” [1]






“Echad” é usado em Gênesis 2:24 pra dizer que homem e mulher devem se tornar uma só carne. Querendo dizer que dois juntos são um. Gênesis 11:6 diz que “as pessoas são um (echad)”
Alem disso, em Deuteromônio 6:4 a palavra usada pra Deus é "Eleinu". "Inu" é uma terminação plural.
Números 20:15 usa ABTH’INU (nossos pais)
Isaias 53:5 usa AUNTH’INU (nossas iniqüidades)
1 Samuel 12:19 usa CHTATH’INU (nossos pecados)
Isso mostra que a palavra ELEINU, diz que Deus esta no plural, não no singular. Então a tradução correta pra Deuteronômio 6:4 seria:
“Ouve, Israel, o Senhor nossos Deuses (plural ELEINU) é o único Senhor. (Senhor ECHAD – unidos)”.

As pessoas da Trindade

No Novo Testamento, as três pessoas para Deus são:
- O Pai
- Jesus Cristo
- Espírito Santo

No Antigo Testamento, nós também vemos as três pessoas de Deus:
- O Senhor
- O Anjo do Senhor
- O Espírito do Senhor

Embora em algumas passagens o Anjo do Senhor possa se referir a um anjo qualquer, em algumas outras passagens, quando lidas em seu contexto geral, se vê que esta se referindo a Deus, mas ao mesmo tempo a outra pessoa divina. Gênesis 16, Gênesis 22, Gênesis 31, Êxodo 3, Êxodo 14, Números 22, Juízes 2, Juízes 6, Juízes 13, Zacarias 3 e Zacarias 12 mostram que o Anjo do Senhor é Deus, dentre esses, Gênesis 22, Números 22 e Zacarias 3 claramente mostram que o Anjo é um ser divino distinto que ainda é Deus.
Veja esse exemplo em Gênesis 16:9-10:
“Então lhe disse o anjo do SENHOR: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos. Disse-lhe mais o Anjo do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será.” Gênesis 16:9-10

Se o Anjo do Senhor nessa passagem é um anjo comum, porque ele diz que ele vai multiplicar os descendentes de Sara, e não que Deus vai multiplica-los?

“E ela chamou o nome do Senhor, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?” Gênesis 16:13

Verso 13 diz que o Senhor falou com ela, mas o verso 9 diz que o Anjo do Senhor falou com ela. O autor claramente mostra que o Anjo do Senhor é o Senhor.

“E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima.E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.” Êxodo 3:2-4

Verso 2 diz que e o Anjo do Senhor apareceu na sarça queimando, e dois versos adiante vemos que o Senhor chamou Moises pela sarça.

“Vai, e ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, me apareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado e visto o que vos é feito no Egito.”Êxodo 3:16

Verso 16 diz que Deus apareceu.
Em Êxodo 3:14, o Anjo do Senhor diz “Eu sou o que sou” e em João 8:58 Jesus diz “...antes que Abraaão existisse, eu sou”. Claramente demonstrando que os dois não são criados.
O termo Espírito Santo não foi inventado no Novo Testamento. Ele também é usado em Salmos 51 e Isaías 63

“Todavia se lembrou dos dias da antiguidade, de Moisés, e do seu povo, dizendo: Onde está agora o que os fez subir do mar com os pastores do seu rebanho? Onde está o que pôs no meio deles o seu Espírito Santo? Aquele cujo braço glorioso ele fez andar à mão direita de Moisés, que fendeu as águas diante deles, para fazer para si um nome eterno?”Isaías 63:11-12

“Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez eu estava ali, e agora o Senhor DEUS me enviou a mim, e o seu Espírito.”
Isaías 48:16

Autores Judeus antigos também perceberam as pessoas diferentes de Deus. Philo de Alexandria acreditava que o AT falava de dois Deuses que criaram tudo. De acordo com Philo, o mundo foi criado por extensões de Deus, conhecidos como o “Espírito do Senhor” e o “Memra do Senhor”. “Memra” é traduzido pro Grego como “Logos”, o que em português significa “A Palavra”, indicando que no AT o “Memra”/Palavra eram o Anjo do Senhor, assim como é dito no começo do livro de João no Novo Testamento. 

Conclusão

A Trindade não só aparece no Novo Testamento, como também esta presente no Antigo Testamento. O Senhor, o Anjo do Senhor e o Espirito do Senhor aparecem em vários momentos como se todos fossem Deus, assim como as três pessoas da Trindade do Novo Testamento.

Traduzido deInspiring Philosophy, "The Trinity in the Old Testament": 

Fontes

[1] – Michael Brown, Answering Jewish Objections to Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário