terça-feira, 23 de setembro de 2014

Os piores argumentos contra o Teísmo #9 - "Você acredita por medo do inferno!"


É normal ouvir pessoas dizendo “mas você só acredita em Deus por medo de que haja um inferno”, ou “você só age dessa maneira porque tem medo do inferno”. Mas, será que esse é mesmo o caso das pessoas com crença cristã?

Medo do inferno?


Falácia Genética

Como eu disse em outro texto, mesmo se isso fosse verdade o argumento cometeria a falácia genética. Essa falácia é cometida quando se tenta invalidar a verdade de uma crença atacando como ela possa ter originado em uma pessoa. Isso não funciona.

O mesmo pode ser dito dos ateus e pessoas de algumas outras religiões

Quantas pessoas não abandonaram sua fé ou foram para religiões sem julgamento por medo do inferno? Medo de um julgamento final. Por essas e outras razões pessoas abandonam a fé ou vão para “religiões de conforto”.

Uma mensagem

É importante ressaltar que existem pessoas que realmente acham que vão pro céu por causa de obras na Terra. Eles pensam “eu sou bom, faço o que é bom, então Deus tem que me mandar pro céu”. Esse pensamento é completamente errado. Deus não te recompensa pelo que você faz. Você faz porque aceita a recompensa. Cristãos não são recompensados pelo que fazem, mas sim pelo que Cristo fez. Não se faz o bem para ser salvo, se faz o bem porque é salvo.
Seria estranho fazer o bem sem amar o próximo, apenas fingindo amar o próximo para ir pro céu, sendo que amar o próximo com sinceridade foi um dos mandamentos de Jesus.

Conclusão

Há muitos argumentos usados que cometem a falácia genética, e esse é só mais um. Mas é um fato que tem gente que acha que “paga as contas e as uma esmola aqui e ali e vai pro céu por isso”. O inferno não é apenas punição para os maus, mas sim a completa separação de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário