terça-feira, 16 de setembro de 2014

Os piores argumentos contra o Teísmo #8 - "A Bíblia e os Religiosos dizem coisas 'absurdas'!"

Normalmente pessoas dizem “religiões falam absurdos!”, seja por causa de um jumento falante, um cara que ficou três dias dentro de uma baleia ou por causa do que alguns religiosos fazem normalmente, como dizer que filmes da Disney são “do demônio”. Mas será que isso tudo deveria levar ao naturalismo?

“Absurdos” na Bíblia

Alguns vão dizer que algumas histórias na Bíblia são absurdas, e que por isso não deveríamos acreditar nela. Mas há um problema gigantesco nessa afirmação.
O argumento vai assim:

Premissa 1 – A Bíblia fala de absurdos “impossíveis”

Premissa 2 – Absurdos “impossíveis” não acontecem normalmente

Conclusão – Portanto, não devemos acreditar na Bíblia.

O problema nesse argumento é a conclusão não se segue das premissas 1-2. SE Deus existe, Ele pode fazer tudo o que for logicamente possível. Portanto, esse argumento pressupõe o ateísmo. Então, é um raciocínio em círculos. (Falarei mais disso quando falar sobre a ressurreição de Jesus e responder ao argumento de David Hume contra milagres).

“Absurdos” que religiosos dizem

Eu estou bem feliz em dizer que nesse ponto eu concordo com algumas coisas. Muitos religiosos querem ser “AI MEU DEUS EU SOU SANTO E NÃO ASSISTO FROZEN”. Isso é um lixo. Há uma gigantesca diferença entre praticar bruxaria e simplesmente assistir a um filme que é declaradamente ficção por diversão. Eu na verdade acho isso ótimo, pois as crianças que assistem já criam a noção de que aquilo é bobagem e, com a educação bíblica certa, podem ver que apenas a Bíblia é verdade.
Outra coisa bizarra é dizer que “não devemos ouvir rock ou musica que não seja gospel”. Deus deu talento a todos. Se quer dizer que algo é do capeta veja esses funks hoje em dia. Mas eu concordaria que alguns rocks são, genuinamente, anti-cristãos e não deveriam ser ouvidos.
Há outro tipo de pessoas bizarras que usam drogas ou evitam algum tipo de evento por causa de sua religião. Isso é bobagem. Cristo não gostava nem que pessoas fossemos “beberrões”, imagina usar drogas. Agora, sobre eventos, eu concordaria que algumas bobagens como “balada” e “festinhas” devem ser evitadas pelo Cristão. Mas há algumas coisas que são forçadas demais.

Conclusão

Argumentar que não devemos acreditar na Bíblia porque ela fala alguns “absurdos” não diz nada sobre ela ser verdadeira ou não. Você tem que mostrar antes que Deus não existe, ou seu raciocínio é circular.
A maioria desses pontos “absurdos” que alguns religiosos dizem e fazem não diz respeito com o Cristianismo, são mais de “religiões estranhas”, de “cristãos exagerados” ou “cristãos que estão em um caminho diferente”. Mas nada na Bíblia fala sobre isso. Na verdade, Jesus disse para não sermos esses “religiosos exagerados” por fora, mas sim ter um coração puro, sem querer ficar “mostrando isso pros outros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário